Santidade - uma busca para todo cristão!

A busca pela santidade é um chamado fundamental na vida cristã. A palavra santidade muitas vezes nos remete a um conceito elevado e misterioso, mas, na realidade, está intrinsecamente ligada à nossa jornada espiritual. Você sabe o que significa santidade e por que devemos buscar vivê-la em nosso dia a dia? Vamos olhar para alguns pontos sobre esse tema tão importante para a vida cristã e como podemos ter uma vida santa, de acordo com a Palavra de Deus. 

O que é santidade?

Santidade significa separação para um propósito sagrado. Na perspectiva cristã, a santidade refere-se à separação do pecado e à consagração a Deus. É um processo contínuo de transformação moral e espiritual, refletindo a imagem de Cristo em nossas vidas.

Em 1 Tessalonicenses 4:7, somos lembrados: “Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade”. Este é um precioso alerta sobre o nosso chamado em Cristo, separados do mundo em nossa conduta e caráter, buscando uma vida de retidão e amor.

 

Por que devemos ser santos?

Porque Deus é Santo! “Sejam santos porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo” (Levítico 19:2). Nós como Seus filhos devemos ser parecidos com Ele, em ações e palavras. 

Sem uma vida santa, não veremos a Deus – “sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). Ou seja, não é possível ter um relacionamento com Ele, pois ela aprofunda nosso relacionamento com Deus. Ao nos afastarmos do pecado, nos aproximamos do Criador, permitindo que Sua presença transformadora atue em nossas vidas.

Nossa santidade é um testemunho poderoso ao mundo. Ao vivermos em santidade, refletimos a luz de Cristo, atraindo outros para receberem a salvação.

É através dela que temos uma vida plena em Cristo. À medida que nos tornamos mais semelhantes a Ele, experimentamos a alegria, paz e amor que só podem ser encontrados em Sua presença.

 

Como buscar a santidade?

Destacamos quatro pontos que podem ajudar você nessa importante busca:

1. Compromisso com a Palavra de Deus: A Bíblia tem muito a nos ensinar sobre santidade. Quando nos dedicamos ao estudo e aplicamos suas verdades em nossa rotina diária, experimentamos uma transformação profunda.

2. Vida de oração: ela é essencial na busca pela santidade. Cultivar uma conexão com Deus fortalece nossa dependência Dele e nos capacita a resistir às tentações e vencer os desafios que enfrentamos.

3. Comunhão com outros cristãos: O apoio e a comunhão com outros crentes são fundamentais. Em um ambiente de encorajamento, podemos crescer espiritualmente, compartilhar experiências e buscar a santidade juntos.

4. Arrependimento e confissão: A prática regular do arrependimento e confissão é vital. Reconhecer nossas falhas e buscar a reconciliação com Deus nos mantém sensíveis ao Seu Espírito, permitindo que Ele continue a nos transformar.

 

A santidade não é uma jornada solitária, mas um chamado que compartilhamos como comunidade cristã. Quando compreendemos o seu real significado e reconhecemos sua importância em nosso relacionamento com Deus e com o mundo, podemos embarcar em uma jornada transformadora. Buscar santidade requer compromisso, mas os frutos desse esforço são uma vida que reflete a glória de Deus e impacta positivamente todos ao nosso redor. Que cada passo nesta jornada nos aproxime mais de Deus que nos chamou para sermos santos como Ele é santo.

Grandes pregadores falam sobre santidade

Quatro dos maiores pregadores de toda a história da Igreja estão reunidos nesta obra para tratar de um tema imprescindível para a Igreja de Cristo: a santidade dos filhos de Deus.

Grandes pregadores falam sobre santidade

Quatro dos maiores pregadores de toda a história da Igreja estão reunidos nesta obra para tratar de um tema imprescindível para a Igreja de Cristo: a santidade dos filhos de Deus.