Resgatados

Quando eu era bem pequeno, aprendi uma musiquinha muito fácil que até hoje tenho gravada em minha memória: “Três palavrinhas só, eu aprendi de cor, Deus é amor, trá-lá-lá lá-lá-lá-lá”. 

Apesar de ser uma rima infantil, essa canção está totalmente correta e a verdade expressa nela: Deus é amor, caminha comigo desde então. Entretanto, ao longo da minha vida, conforme fui crescendo, duas perguntas práticas ficaram em minha mente: “Como Deus pode me amar?”, e “É possível realmente amar as pessoas?”. Hoje abordaremos essas questões.

Onde encontrar na Bíblia?

JEREMIAS 31:3

Há muito tempo, o SENHOR disse a Israel: ‘Eu amei você com amor eterno, com amor leal a atraí para mim’.

1 JOÃO 4:10-11

É nisto que consiste o amor:
não em que tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício para o perdão de nossos pecados. Amados, visto que Deus tanto nos amou, certamente devemos amar uns aos outros.

Falando sobre o assunto

Jesus Cristo é o Verbo da criação. Através do Verbo, Deus criou todas as coisas e criou-nos em amor, para desfrutarmos de um relacionamento de amor e intimidade com Ele.

Todavia, todos nós pecamos terrivelmente contra o Senhor e nos tornamos merecedores de Sua ira. Mas Deus nos amou de tal maneira que enviou Seu Filho para morrer por nós, e o fez gratuitamente. Assim, ainda que não mereçamos, ganhamos uma nova vida. O Verbo fez uma nova criação.

Contudo, muitas vezes ao longo da caminhada, esquecemo-nos de que a salvação é Graça de Deus, e acha- mos que temos algum mérito nisso, o que resulta em diversos problemas.

Roubando a glória de Deus

Primeiro, estamos “roubando” a glória de Jesus, a salvação vem dele, e Ele não divide a glória dele com ninguém (ISAÍAS 42:8).

Segundo, isso aumenta o nosso orgulho e faz com que olhemos para as pessoas com um senso de superioridade e até de indignação. Quando isso acontece, olhamos para os perdidos como se fossem indignos do amor que “nós conquistamos com o nosso esforço”.

E quando não fazemos isso, caímos na armadilha de olhar para o perdido com pena, o que é muito diferente de amor. Nosso sentimento em relação ao perdido deve ser igual à maneira como Deus se sente a nosso respeito (1 JOÃO 4:10-11). E como Ele nos olha? O que sente por nós? Como Ele olha para o perdido?

Ele nos ama com amor eterno e nos atrai com Sua bondade (JEREMIAS 31:3). Jesus não veio a esta Terra por pena de nós, mas sim por amor.

Criando divisões

O livro de Jonas retrata a história de um homem extremamente nacionalista, que quando é chamado por Deus para levar o evangelho a um país rival, revolta-se.

Muitas vezes fazemos isso. Criamos uma divisão quase nacionalista entre os “crentes” e os demais, e nos isolamos. Temos nossa própria linguagem, nossa cultura, nossos símbolos. Sabemos que é nosso dever levar Jesus às pessoas, mas não queremos verdadeiramente que isso ocorra, pois o de fora é diferente, ele não se encaixa no nosso “mundo”, e isso nos ra da zona de conforto.

Achamos que ter Jesus é falar “glória”, “amém” e “aleluia”; mostrar para as pessoas que lemos a Bíblia e tentamos ser moralmente corretos. Na verdade, ter Jesus é ser amado extraordinariamente por Ele, é ser transformado por esse amor e repassar esse amor àqueles que estão à nossa volta.

Portanto, a única maneira de realmente amarmos o próximo é entendendo o quanto fomos e somos amados pelo Senhor. Ele nos amou primeiro quando ainda éramos pecadores, e como fruto desse amor, entregou gratuitamente a Sua vida por nós.

Quando entendemos e vivemos isso, não nos baseamos em “nosso mérito”, nem olhamos para as pessoas com ar superior ou com pena, mas submergimos no oceano do amor de Deus.

Assim o Verbo que nos ama, permitiu-nos cumprir o verbo amar.

Questões para debate

  1. Você se sente amado por Deus? Explique!

  2. Você realmente deseja a salvação das pessoas ao seu redor? O que tem feito a respeito disso?

  3. Você olha para as pessoas com superioridade ou pena? O que tem contribuído para isso?

Oração

Pai, nós te exaltamos. Grande é o Teu nome. Obrigado pelo Teu amor. Pedimos que o nosso coração esteja sempre atento a ti. Capacita-nos para repassar o Teu amor ao próximo, pois esse sim é o verdadeiro amor.

Filippe de Castro

Engenharia Química — Jesus na UFPR