Por que não nos entregamos a Deus? Penso que a razão disso é a incredulidade. 

Nosso Deus é um Deus vivo, mas nos afastamos dele porque não cremos. Muitas vezes, cremos em nós mesmos, cremos que se as coisas estivessem em nossas mãos, elas seriam mais bem administradas; pensamos que se segurarmos nossa vida com nossas mãos, ficaremos mais seguros com respeito a ela. Com isso, contemos Deus com nossas limitações, pois pensamos que se nós não podemos fazer, Deus também não pode. 

Não cremos no Senhor, por isso não nos entregamos a Ele. Que o Senhor nos livre dessa incredulidade. Como podemos nos entregar a Deus? Creio que existem quatro princípios relacionados a isso, vamos conferir?

Considerar o quê? Hebreus 3.1 diz: “Considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus”.

Se aprendermos a considerar a Ele, o Autor e Consumador da nossa fé (12:1), se nós apenas O virmos, se virmos Aquele que é invisível, então todas essas coisas visíveis não permanecerão em nosso caminho.

Nosso problema é que vemos todas as coisas visíveis, e elas nos cegam, não nos permitindo ver Aquele que é invisível. Quando Jó viu a Deus, quando a glória de Deus lhe apareceu, ele disse: “Agora os meus olhos te veem”. Logo que viu, ele se entregou completamente a Deus. Não havia mais perguntas nem necessidade de explicações, porque o próprio Deus é a explicação.

Quando o consideramos e vemos em nosso espírito Aquele que é invisível, não há nada mais lógico, mais racional, mais fácil do que entregar-nos a Ele! Mas isso não é algo que podemos fazer por convencer-nos que devemos nos entregar. Você precisa considerá-lo e vê-lo! Uma visão dele é tudo de que você precisa, e todas as coisas cairão por terra, sem importância. Entregue-se a Ele!

A menos que sejamos constrangidos pelo amor de Cristo, não seremos capazes de nos entregar a Ele. Você pode até dar a Ele alguma coisa, mas se não for motivado pelo amor, nunca poderá entregar-se ao Senhor! O motivo que levou Cristo a morrer na cruz foi o amor,

não foi obrigação. Isso não foi exigido dele, mas o amor o constrangeu a fazer o que fez! Precisamos ser constrangidos pelo amor de Cristo! Sempre que perdemos nosso primeiro amor, tudo se torna exterior, superficial, rotineiro. Perde todo o valor espiritual. Precisamos ser constrangidos pelo amor de Cristo!

O ato de desmamar é um processo muito difícil e provoca muitas lágrimas, não apenas na criança, mas também na mãe. A mãe tem de usar algum tipo de truque ou esquema para desmamá-la, tal como colocar algo amargo no seio, visando tornar difícil para a criança querer mamar. A criança resistirá e pranteará pensando que a mãe não a ama mais, e isso fere muito a mãe. 

Mas pouco a pouco, à medida que recebe alimento sólido e outros alimentos, a criança começa a crescer e alcançar um ponto em que pode fazer sua alma calar e sossegar. Em outras

palavras, ela aceita a disciplina, o controle, e exerce o autocontrole. Quando chega a esse ponto, de ter sido desmamada, ao ser colocada no colo da mãe, o que acontece? Em vez de procurar o seio da mãe, ela descansará nos braços da mãe, talvez apenas olhando o rosto dela. 

A criança não tem mais exigência, não quer nada. Mas ali podemos ver o fluir do amor, da afeição e do entendimento mútuo, fluindo da mãe para a criança e dela para a mãe. É um quadro de paz, alegria e harmonia de uma criança desmamada nos braços da mãe.

É isso que Deus está tentando fazer conosco. Houve época em que fomos bebês, e não há nada errado em ser bebê. Não podemos escapar dessa fase. Mas não podemos permanecer assim. É a vontade do nosso Pai que cresçamos e cheguemos à maturidade. Por isso, Ele precisa nos desmamar, precisa nos desmamar do agarramo-nos às coisas e a nós mesmos. Nossa alma tem de se acalmar e sossegar.

Nossa alma se recusa a descansar, pois está sempre lutando e se esforçando. Pense em sua emoção e mente, imaginação e desejos. Essas coisas são como ondas, como o mar revolto que nunca descansa. Mas nosso Senhor disse: “Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrarão descanso para a alma”. 

Isso é uma criança desmamada! Você já foi desmamado? 

Se você não foi desmamado espiritualmente, recebe muito do Senhor, é verdade, mas o Senhor nada recebe de você. Ele não pode usá-lo; você conhece Sua graça, mas não conhece Seu propósito. Só quando somos desmamados e realmente nos entregamos a Deus é que podemos buscá-lo e, então, haverá um fluir de amor e entendimento entre nós e Ele. Essa é a vida à qual o Senhor nos convida a ter.

Temos de nos entregar a Deus e, só então, encontraremos toda a nossa esperança nele. Aquele que nele confia descobrirá que Ele é digno de confiança. Que o Senhor nos ajude. Só existe uma vida cristã digna de ser vivida: uma vida de entrega total a Deus, como a do nosso Senhor. Nosso Deus é digno de nos entregarmos sem reservas a Ele.

Textos retirados do livro O Homem que Deus usa
Textos retirados do livro O Homem que Deus usa