Gregório nasceu na cidade de Cesareia, em meados do século quarto. Ele recebeu uma formação abrangente de seu irmão Basílio e sua irmã Macrina. Sua primeira profissão da fé cristã decorreu de uma visão em que os mártires da Igreja lhe apareceram, repreenderam-no por sua indiferença à fé e bateram nele com varas. Gregório se tornou um retórico, mas no ano 371 foi forçado por seu irmão a tornar-se bispo de Nissa, onde permaneceu até ser destituído no ano 376. Sua contribuição mais importante para a fé cristã é a coleção de 12 livros Against Eunomius (Contra Eunômio) (um ariano), além de seus tratados acerca de doutrinas como a Trindade, a Ressurreição e o batismo de Jesus.

Leia agora um de seus devocionais:

Deus e homem

…pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana…

O Verbo estava com Deus no princípio, e o homem estava sujeito à dor da morte. A natureza humana não era eterna, e a natureza divina não era mortal. Todos os Seus outros atributos são considerados da mesma maneira, pois não foi a natureza humana que ressuscitou Lázaro, nem foi o poder incapaz de sofrer quem chorou por ele enquanto ele estava no sepulcro. As lágrimas vieram do Homem, mas a vida veio da verdadeira Vida. Não foi a natureza humana que alimentou os milhares, nem foi uma força toda poderosa que correu em direção à figueira. Quem estava cansado da jornada, e quem fez o mundo existir por meio de Sua palavra? Qual é o brilho da glória e o que foi perfurado com os cravos? Que corpo foi espancado durante a Semana da Paixão e que corpo é externamente glorificado? Uma coisa é clara: os golpes pertencem ao servo que era o Senhor, e a honra pertence ao Senhor que era servo. Como resultado, as naturezas de Cristo são unificadas, e seus respectivos atributos pertencem a ambas as naturezas. Assim como o Senhor recebeu as cicatrizes do servo, o servo é glorificado com a honra do Senhor. É por isso que a cruz é chamada de cruz do Senhor da glória e que toda língua confessa que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Gostou? Garanta já seu exemplar!

Google Play
Apple Books
Amazon Kindle
Livro Físico

Natal Pão Diário.

Seu Natal com propósito. Apoie este projeto!

Preparamos algo especial para a sua comemoração de Natal. Devocional, músicas e amor.

Venha fazer o Natal conhecido!

+50

+50 pessoas colaborando com este projeto

Pessoas colaborando com este projeto