O que realmente estamos buscando no entretenimento

O que realmente estamos buscando no entretenimento
O que realmente estamos buscando no entretenimento

Foi um longo dia, e você chega em casa (ou sai da sua mesa de trabalho) e a primeira coisa que faz é se jogar no sofá e alcançar o controle remoto (aqui também, sem julgamentos). Só alguns episódios, dizemos a nós mesmos. Só precisamos de uma pausa.

É bom relaxar, de verdade. Deus não apenas nos fez para o descanso, Ele também nos deu a criatividade que nos possibilitou criar todas essas opções de entretenimento. Adoramos uma boa história que nos inspira, um jogo divertido que nos ajuda a relaxar e a nos conectar com amigos, músicas animadas que nos colocam em um estado de espírito melhor – todas essas coisas são boas de ter e aproveitar!

Ao pensarmos a respeito sobre todos esses interesses, vamos nos aprofundar sobre o que realmente nos direciona a buscar entretenimento — quais são algumas das verdadeiras necessidades e desejos que temos e o que eles querem dizer sobre a forma como Deus nos criou. 

Aqui estão três necessidades que tentamos suprir através do entretenimento:

1. Nós precisamos de uma pausa

Isso, de fato, é bastante óbvio. A vida é cansativa e simplesmente queremos fazer uma pausa para não pensar em todas as coisas que precisamos fazer. Também desejamos escapar da mesmice entediante do nosso cotidiano e do fluxo interminável de más notícias que recebemos do mundo todo.

Então buscamos nossas opções de entretenimento apenas para nos esconder por um curto período de tempo. E quando feito com moderação e discernimento, o entretenimento pode permitir que nossas mentes descansem temporariamente. Podemos esquecer o trabalho (mensagens não lidas, pratos sujos, roupa para lavar), mesmo que seja apenas por algumas horas, ao assistirmos o nosso filme favorito ou a alguns episódios da última série em alta.

Em 1 Timóteo 6:17 vemos que Deus nos proporciona abundantemente todas as coisas para nosso desfrute, e Eclesiastes lista várias passagens que nos incentivam a aproveitar o que temos (Eclesiastes 8:15; 11:8-9). Não há nada de errado em se permitir assistir a um episódio ou dois do último programa para relaxar. O importante é não deixar o entretenimento substituir todas as outras coisas que precisamos para o descanso físico – dormir bem, comer adequadamente, fazer exercícios, passar tempo com os entes queridos.

Porque a verdade é que muitas de nossas opções de entretenimento têm uma qualidade viciante, o que torna difícil parar quando precisamos (a Netflix nem mesmo dá mais do que cinco segundos entre os episódios). Também pode ser tentador continuar recorrendo ao entretenimento quando estamos evitando algo difícil. Quando isso acontece, precisamos nos perguntar do que estamos fugindo e pedir a Deus que nos dê forças para enfrentar o que quer que esteja nos perturbando.

Portanto, enquanto assistimos aos nossos programas, jogamos nossos jogos ou navegamos por nossos feeds, talvez possamos aprender a estar conscientes de Deus mesmo nestes momentos e convidá-lo para nos ajudar a descobrir o que está nos consumindo e nos tornando perpetuamente cansados, entediados e/ou ansiosos.

Nosso entretenimento pode nos proporcionar uma pausa temporária, mas lembre-se de que o verdadeiro descanso só pode ser encontrado quando olhamos para Jesus e dependemos Dele (Mateus 11:28).

2. Queremos sentir, mas também não nos sentir sozinhos

Temos uma ampla gama de emoções, mas nem sempre conseguimos “sentir” e explorar todas elas por meio das coisas que fazemos. É por isso que o entretenimento é tão atraente – podemos dar uma risada muito necessária com um filme de comédia, ou mesmo com um vídeo engraçado ou meme; podemos sentir que estamos nas nuvens com o romance; podemos chorar e nos sentir aliviados ao assistir a um drama emocionante; podemos sentir emoções intensas com filmes de ação, o que pode ajudar a aliviar parte do nosso estresse acumulado.

E então há a música, que é um presente maravilhoso que temos o prazer de desfrutar! Não apenas podemos louvar a Deus por meio da música, mas também podemos sentir todas as nossas emoções (e nos sentir vivos!) através dela. Quantos de nós adoram curtir ou ficar pensativos enquanto ouvem nossa playlist em diferentes momentos?

Mais do que apenas nos proporcionar sentimentos, o entretenimento nos permite ver nossas esperanças e medos representados na tela. Podemos sentir empatia pelos personagens de um programa quando os vemos passar pelas mesmas lutas que nós – presos em um emprego entediante, sendo rejeitados para os empregos que desejamos, lidando com amigos ou colegas irritantes, namorando as pessoas erradas e nos sentindo cansados e desgostosos. O entretenimento nos ajuda a sentir que não estamos sozinhos e nos proporciona uma válvula de escape para nossas emoções.

E sabendo que nosso Pai criou essas emoções e as acolhe, podemos trazer tudo o que sentimos a Ele e pedir que nos ajude a examiná-las à luz da Sua verdade. Em nossas risadas, podemos agradecer a Deus pelo dom do humor e da leveza, enquanto também pedimos a Ele que nos ensine a discernir o que achamos engraçado. Em nossas lágrimas, podemos pedir a Ele que revele as dores mais profundas em nossos corações e como Ele pode curá-las. Em todos os nossos anseios por romance, podemos derramar diante de Deus nossa solidão e/ou luta pela pureza.

Como John Piper coloca: “Procure trazer cada ato em conexão com o Senhor – ver cada forma de entretenimento como um presente de Deus e uma revelação dele mesmo, como um caminho de desfrute adorador…” 

3. Estamos ansiando por algo mais

Muitos de nós também buscam o entretenimento para estar em outro lugar (ou até mesmo ser outra pessoa). Somos fascinados por um mundo (ou mundos) além do que vemos ou conhecemos, mundos que são maravilhosamente diferentes do nosso. É por isso também que a fantasia atrai muitas pessoas. Profundamente dentro de nós, há esse sentido de que existe um mundo que é maior e mais verdadeiro do que a nossa realidade.

Essa ânsia por outro lugar, por mais, é também a razão pela qual achamos histórias tão cativantes (e é uma grande razão pela qual o entretenimento nos atrai). Amamos histórias porque elas nos transportam para outro mundo e nos permitem explorar possibilidades e novas perspectivas (o que também explica por que há tantas histórias de multiverso nos dias de hoje!).

No final das contas, as melhores histórias são aquelas que nos emocionam e nos ajudam a encontrar significado na vida, especialmente nas pessoas e nos relacionamentos. Histórias envolventes nos proporcionam vislumbres do que é bom, belo e verdadeiro. Queremos ser lembrados de todas as coisas inspiradoras que as pessoas podem fazer, como superam suas circunstâncias difíceis, como perseveram em seus relacionamentos e os fazem prosperar.

É por isso que os desfechos importam, especialmente os felizes. Queremos saber que a “dor e o sofrimento” pelos quais passamos de alguma forma fazem sentido, que eles se encaixam em uma imagem maior. E ver isso na tela nos dá a esperança de que o que passamos não foi “em vão”. Mesmo em histórias com finais não tão felizes, somos levados a pensar em como “é melhor ter amado e perdido”, ou “não é o destino, mas a jornada”; queremos acreditar que a história como um todo diz algo mais do que apenas o resultado final.

Em sua forma mais pura, nossos anseios profundos – por outro lugar, por mais, por significado – realmente apontam para o anseio de nossa alma pelo céu, de estar unidos a Deus. Eclesiastes 3:11 fala sobre como Deus colocou a eternidade em nossos corações – aquele desejo e impulso profundo em nós para dar sentido à vida e ao nosso lugar e propósito nela.

Romanos 8:19-25 também sugere esse anseio profundo – nossa esperança de redenção, para que toda a criação (nós incluídos) seja exatamente como Deus planejou para nós. A história mais verdadeira e grandiosa à qual nos apegamos é que um dia, o que está errado será corrigido, e tudo o que perdemos será restaurado com uma beleza ainda maior quando nos reunirmos com nosso Salvador.

Quando desfrutado com moderação e discernimento, o entretenimento pode destacar as coisas que Deus fez em e para nós. 

E se permitimos que as coisas boas apontem para Deus e nos permitam ver a Sua verdade, então podemos louvá-lo e agradecê-lo enquanto mantemos nossos olhos fixos neles a cada dia.

O aspecto complicado do entretenimento não é o entretenimento em si, mas a condição dos nossos corações. O problema surge quando nossos corações usam o entretenimento para preencher os buracos profundos neles (Romanos 1:25), em vez de buscar o único que pode satisfazer. 

Mas se permitirmos que as coisas boas no entretenimento nos apontem para Deus e nos permitam enxergar mais da Sua verdade, então podemos louvá-lo e agradecê-lo, mesmo enquanto pedimos a Ele que nos ajude a manter nossos olhos fixos Nele a cada dia.

 

Senhor,

Temos todos esses desejos e anseios que Tu colocaste em nós e que deveriam ser bons, mas também sabemos como o maligno os distorce e transforma nossas necessidades saudáveis em vícios prejudiciais. Ajuda-nos a sempre escolher ir a ti em primeiro lugar e pedir que atendas nossas necessidades mais profundas, para que possamos desfrutar do entretenimento com mentes e corações corretos.

Amém.

Originalmente publicado por ymi.today.