Conexão Universitária — Murmuração

Estudo semanal #45 Murmuração

Murmuração

 

Dos nossos lábios saem muitas ofensas ao Senhor, e muitas delas são contra nossos irmãos na fé. Se pensássemos sobre a relevância do que dizemos e sobre os efeitos que nossas palavras podem ter, seríamos muito cuidadosos quanto à qualidade de cada palavra que proferimos. Esta semana, refletiremos um pouco sobre o pecado da murmuração.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

TIAGO 4:11

Irmãos, não falem mal uns dos outros…

 

MATEUS 6:6

…cada um vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, em segredo. Então seu Pai, que observa em segredo, os recompensará.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

Mesmo que todo pecado seja igualmente ofensivo a Deus, existem consequências diferentes para cada um deles, mesmo que teimemos em achar que alguns “não darão em nada”. Um exemplo é a murmuração, que consiste em reclamar, queixarse ou difamar alguém com doses de rancor, raiva, inveja e/ou ódio. Ocorre quando as coisas saem do nosso controle e não são como gostaríamos. Ela sempre revela algum orgulho e imaturidade.

 

A murmuração seduz quando só abrimos o coração ou falamos de algo que alguém fez de errado e precisa de correção. Pode-se até falar a verdade, mas maculada pela malícia. Não demora para se colher sofrimento emocional, cair em um loop de comparações, manipular situações de acordo com as próprias noções de justiça — que “não passam de trapos imundos” (ISAÍAS 64:6) — e até separar-se de amigos chegados, aguçando a solidão. Tudo isso é possível usando apenas a língua ou, atualmente, mensagens de texto em redes sociais.

 

Por isso, se antes as reclamações eram direcionadas às pessoas, que agora sejam expostas diante de Deus, em secreto e não em público. É nesse lugar que trocamos feridas emocionais por orações de confissão, que alvejam o coração com fortes doses de misericórdia, perdão, submissão e amor a Deus estendido ao próximo.

 

Em seguida, o objetivo é tentar se reconciliar com quem o prejudicou (ou então pedir perdão, se foi você quem causou o mal). O perdão tem um inegável poder de transformação. Devemos tentar exercê-lo, mesmo que possamos não ser aceitos e a restauração pareça remota.

 

Quando aprendemos a lidar com a murmuração colocando ira, angústias e dores sobre a cruz do nosso Senhor, isso nos permite avaliar o próprio coração à luz da Palavra de Deus.

 

Se o pecado da murmuração é semelhante à uma oração feita no lugar errado, para a pessoa errada, o milagre ocorre quando a reclamação é colocada diante de Cristo em atitude de oração. Assim, mudanças de atitudes para com as pessoas podem ser experimentadas.



QUESTÕES PARA DEBATE

 

1- Quando você tende a pensar que alguns pecados “não darão em nada”, em quais áreas especificamente você está se arriscando?

2- Diante de situações que o desagradam e que envolvem pessoas, que tipo de palavras você tem lançado em sua vida e na de outros?

3- A oração é um recurso excelente para vigiar as nossas palavras diante de Deus. O quanto você tem usado dessa prática para auxiliá-lo em seus relacionamentos?

 

ORAÇÃO

Senhor, peço-te perdão por todos os momentos nos quais usei palavras para reclamar, murmurar ou falar mal de pessoas. Perdoa-me por não compreender o quanto é importante usar minhas palavras para louvar o Teu Santo nome em todos os momentos. Que eu vigie sempre o que ouço e o que falo! E que as minhas palavras sejam sempre agradáveis a ti, Senhor, em nome de Jesus. Amém!

 

Gabriel Dayan

Direito — ABU Unicuritiba