Conexão Universitária – Morte

A vida cristã é permeada por temáticas relevantes que cativam os pensamentos e levam a mente à satisfação de novas descobertas em Deus. Já o tema relacionado à morte costuma ser bastante evitado, mesmo que inconscientemente, por conta das características dolorosas dessa realidade. Contudo, a falta de reflexão sobre esse assunto pode acarretar uma vida meramente material, pecaminosa e aquém daquilo que Deus nos orienta em Sua Palavra.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

FILIPENSES 1:21

Pois, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

1 CORÍNTIOS 15:19

Se nossa esperança em Cristo vale apenas para esta vida, somos os mais dignos de pena em todo o mundo.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

A morte é o fim da existência natural. Para aqueles que só se apegam ao material, ela significa o fim de todas as realizações, o fim das posses, o fim da própria consciência. É uma jornada ao desconhecido, cercada de dúvidas e medo, porém tomada por uma certeza íntima de que se há um Deus, o ser humano é insuficiente para satisfazer Seus preceitos e Sua justiça.

Muitos cristãos ainda não conseguem conversar ou refletir sobre a morte sem que dúvidas e medos aflijam sua mente. Não pensar no fim da vida terrena pode ser indício de um coração que não pensa nas coisas do alto, um coração que vive apenas para si, um coração que crê que toda plenitude de alegria e esperança pode ser vivida apenas aqui na Terra. A Palavra de Deus descreve esse coração como pertencente a alguém digno de pena.

É preciso constantemente fazer uma autoanálise e avaliar se o medo da morte supera o desejo de viver com Cristo. Se for constatado que supera, é preciso levar tal sentimento aos pés de Cristo e mudar o entendimento com relação à morte. Não é algo que se altera da noite para o dia, mas sim que amadurece dia após dia em nosso relacionamento com o Senhor. A intenção aqui não é banalizar sua visão diante da morte em si e todo seu impacto, mas trazer uma perspectiva alinhada com a esperança manifesta nas Escrituras. Na perspectiva da carne, a morte remete à dor e ao sofrimento; com isso, naturalmente o ser humano não deseja morrer.

Existe apenas uma alternativa em que a morte é lucro, em que os pensamentos de morte são acompanhados de esperança: Jesus. É nessa pessoa que se encontra a paz diante de um tema tão amedrontador. Esta não é uma paz como a que o mundo dá, mas é a paz “que excede todo entendimento” (FILIPENSES 4:7), portanto ela não se atém aos esforços do raciocínio humano. Tal paz está firmada na certeza de que a morte foi vencida, sendo apenas uma passagem para a vida eterna com Deus por meio do sacrifício de Cristo.

Não que seja necessário desejar a morte para se estar com Cristo. Afinal, Ele nos deu a vida, isto é, existe um propósito para ela também, assim como para a morte. Só na perspectiva de Cristo, e com a graça do Espírito, é possível pensar na vida e na morte como Paulo: em que a vida é Cristo e a morte é lucro, uma jornada à glória ainda desconhecida, guiada pela doce presença do Salvador.

QUESTÕES PARA DEBATE

1. Falar sobre a morte costuma ser um peso para você? Por quê?

2. Quais são seus sentimentos com relação ao fim da vida terrena?

3. Você costuma orar a respeito do seu propósito na Terra e se preparar para construir um legado que dure após sua morte? De que forma você tem feito isso?

ORAÇÃO

Senhor, quero ter a certeza do Teu amor por mim. Que o meu temor com relação à morte não me paralise. Que eu possa amadurecer e entender que a morte é um fato, uma passagem para estar com o Senhor. Faz-me compreender meu propósito de vida e que, mesmo com medo, eu declare que a vida para mim é o Senhor e que a morte é lucro. Dá-me graça diante desse tema. Que meus pensamentos estejam nas coisas do alto, de onde vim e para onde vou. Agradeço-te por Teu sacrifício, agradeço-te por me resgatar; somente em ti encontro paz

diante da morte. Essa é minha oração. Em nome de Jesus. Amém!

Paola Yasmin

Química — Jesus na UFPR