Jesus, nosso irmão Descobrindo a Palavra
Jesus, nosso irmão Descobrindo a Palavra

LIÇÃO 3

Jesus, nosso irmão

Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos.

Bridger Walker tinha 6 anos quando um cão agressivo atacou sua irmãzinha. Bridger saltou na frente dela para a salvar e proteger do ataque do feroz animal. Após receber atendimento emergencial e 90 pontos no rosto, ele explicou: “Se alguém tivesse que morrer, preferi que fosse eu”. Felizmente, os cirurgiões fizeram um bom trabalho reconstruindo sua pequenina face. O amor fraternal, espelhado em fotos recentes em que abraça a irmã, continua forte entre eles. 

Idealmente, nossas famílias nos cuidam e protegem. Os verdadeiros irmãos intervêm quando temos problemas e ficam ao nosso lado ao enfrentarmos o medo e a solidão. Mas na realidade, nossos melhores irmãos são imperfeitos, alguns até nos causam mal. 

Entretanto, temos um Irmão que estará sempre ao nosso lado: Jesus. Lemos na carta aos Hebreus que Cristo, em ato de amor, juntou-se aos homens, compartilhando nossa “carne e sangue” para que “se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos” (2:14,17). Como resultado, Jesus é nosso irmão mais verdadeiro; Ele não se envergonha de nos chamar de irmãos (v.11). 

Falamos de Jesus como nosso Salvador, Amigo e Rei, e todas são verdadeiras. No entanto, Jesus também é nosso Irmão que experimentou todos os medos, tentações, desesperos ou tristezas humanas. Nosso Irmão está sempre conosco. 

Pensando sobre

  • Qual é a sua experiência com irmãos e irmãs?
  • Como você enxerga Jesus como seu verdadeiro irmão?
  • O que podemos fazer para viver melhor a humildade e o amor, de acordo com Cristo, enquanto trabalhamos juntos?

Estudo feito por Winn Collier