Guiados pelo Espírito - Inspiração do Espírito
Guiados pelo Espírito - Inspiração do Espírito

LIÇÃO 4

Inspiração do Espírito

LEIA: Gálatas 6:1-5

O que significa marchar sob o comando do Espírito? Isso significa oração diária e leitura da Bíblia, constância na igreja no domingo ou tornar-se um obreiro cristão de carreira?

Embora essas sejam coisas boas em si mesmas, Paulo as define de forma diferente. Primeiro, ele lida com o que não é: egocentrismo ou orgulho, levando à provocação e à inveja (Gálatas 5:26). Então, ele nos mostra o que é: apoio e ajuda uns aos outros no espírito gentil de Cristo (6:1). O egoísmo não tem lugar na liberdade de Cristo. Assim, em vez de nos concentrarmos em nós mesmos, os “que são guiados pelo Espírito” devem cuidar uns dos outros, ajudando-se uns aos outros a manterem-se no caminho certo (v.1). Para a pergunta: “Como sabemos que estamos andando pelo Espírito?”, temos a resposta: “Você saberá porque terá a disposição de ajudar aqueles que caíram no caminho (pecaram), como Cristo teria feito”.

No entanto, Paulo adverte para que não deixemos a nossa prontidão em ajudar ser explorada pela carne, transformando-a em uma ocasião para a justiça própria. Devemos estar cientes de nossa vulnerabilidade ao pecado, e ele diz: “E cada um cuide para não ser tentado” (v.1).

Em seguida, Paulo aponta uma característica marcante da comunidade de fé: o apoio mútuo (v.2).

Esta é a bem-aventurança de ser a igreja de Cristo: ninguém é deixado para trás para se defender, carregando seu fardo sozinho. Quando ajudamos uns aos outros, diz Paulo, estamos cumprindo a lei de Cristo. Mas espere um minuto, Paulo não disse apenas que estamos livres da lei? A lei de Cristo, no entanto, é diferente. Não se trata de observação externa de regras e regulamentos, e de aplicação com penalidades. Trata-se, antes, de ajudar os irmãos, um desejo interior criado pelo Espírito. Assim, como destinatários do amor e cuidado de Deus, temos uma obrigação mútua (lei) de cuidar uns dos outros. Nenhum crente está isento.

Mas o que acontece se alguém se recusar a fazê-lo, pensando: “Eu posso lidar com meu próprio fardo, e os outros também podem lidar com o deles”? Há necessidade de apoio mútuo? Paulo diz que nossa recusa é uma indicação de que estamos nos enganando (v.3). Ninguém é autossuficiente e a razão pela qual apoiamos os outros é porque entendemos a necessidade de apoio para nós mesmos. Então, parem de pensar muito em vocês mesmos.

Como, então, devemos nos avaliar?

No versículo 4, Paulo sugere que testamos diligente e continuamente as nossas ações. Isso deve ser baseado na Palavra de Deus e na inspiração do Espírito. Quanto mais precisos formos na avaliação de nós mesmos, mais claros seremos quanto à nossa condição espiritual; e se ela mostra progresso, podemos nos orgulhar dela, sozinhas – sem nos compararmos com os outros – pois foi Deus quem tornou isso possível.

Nosso dever, então, é cuidar de nossa própria vida e ministério para com os outros (v.5). Marchar sob o comando do Espírito significa cumprir a lei de Cristo, o que, em termos práticos, significa ajuda e apoio que oferecemos uns aos outros.

Pensando sobre

  • Como podemos ajudar os irmãos cristãos a carregarem seus fardos de maneira gentil e amorosa, sem minimizar a gravidade do pecado ou sermos arrogantes?
  • Cite alguns passos práticos que você pode tomar para expressar amor e apoio aos seus irmãos.

Estudo feito por Khan Hui Neon.