Não perca o banquete

Bíblia em um ano: Salmos 26-28; Atos 22;

Feliz será aquele que participar do banquete no reino de Deus! v.15

Escritura de hoje: Lucas 14:15-24

Você já convidou alguém para um evento e recebeu uma desculpa esfarrapada? A pessoa não tinha coragem de dizer “não quero”, “não vou” e veio com uma evasiva. As desculpas comunicam o óbvio: o que a pessoa tem para fazer é preferido ao seu convite.

Na parábola de Lucas 14:15-24, o homem rico convida pessoas a um banquete espetacular. Ele tinha o desejo de abençoar seus amigos. Porém, todos responderam com uma desculpa que revelou suas prioridades. E perceba que nenhum dos motivos alegados é, aparentemente, pecaminoso. Contudo, mesmo as coisas lícitas, quando tomam o lugar de Deus, tornam-se pecado. Isso enfraquece a fé e arranca nossa força espiritual. Não era para ser algo errado, mas, por desligá-lo gradativamente de Cristo, acabará por matá-lo espiritualmente, pois o salário do pecado é sempre a morte (Romanos 6:23).

Quando Deus nos chama para algo que vai mexer com a nossa vida, Ele está nos convidando para um banquete. Se renegarmos algo que é importante para nós e colocarmos a proposta de Deus em primeiro lugar, Ele vai nos dar bênçãos inéditas.

Se recusarmos um convite, aquela mesa nunca mais será preparada. Podemos até orar para que venham outros convites, ou para que Deus não desista de nós e escolha outros, como na parábola. Mas o ideal é que não percamos as oportunidades e aceitemos os convites de Deus. Quais são suas prioridades?

Por:  Paulo Mazoni

Refletir & Orar

Você reconhece que Jesus removeu o nosso pecado mediante Sua própria morte em sacrifício?
Pai, mostra-me agora se há algo em mim que é prioridade acima de ti, pois não quero perder Teus banquetes.