Estar em Cristo

Bíblia em um ano: 2 Crônicas 15–16; João 12:27-50;

…todo aquele que está em Cristo se tornou nova criação. v.17

Escritura de hoje: 2 Coríntios 5:1-17

A expressão “estar em Cristo” é usada em várias passagens das Escrituras. Ela significa um modo de ser, um estilo de vida. Paulo a usa também para expressar o andar cristão como “o andar em Cristo”.

Estar em Cristo traz um novo entendimento. Paulo diz que antes “…pensávamos em Cristo apenas do ponto de vista humano, mas agora o conhecemos de modo bem diferente” (2 Coríntios 5:16). Isso vai além de saber da história de Jesus, sobre os milagres que Ele fez e Sua morte na cruz. Além dessas coisas, nós o conhecemos pela fé como Aquele que habita em nosso coração por meio do Espírito Santo. Assim, estamos em Cristo e Ele está em nós (João 15:4).

Além disso, estar em Cristo nos traz à condição de “nova criação”. Quando a Palavra de Deus penetra em nosso coração, a semente de nova vida nasce dentro de nós. É a isso que Jesus se refere como “nascer de novo” (João 3:3). Nosso modo de pensar, de agir, de perceber as coisas são transformados.

Por fim, estando em Cristo nós provamos novas coisas. “…A velha vida acabou, e uma nova vida teve início” (2 Coríntios 5:17). Antes não tínhamos noção do poder de Deus, do temor do Senhor, do serviço cristão, do amor a Deus e ao próximo. Mas tudo isso passa a ser a nossa prática quando estamos em Cristo.

Estar em Cristo traz coisas maravilhosas para a nossa vida!

Refletir & Orar

O nosso interior jamais envelhece quando estamos em Cristo.
Pai, que nada nos faça retroceder nesta caminhada em novidade de vida.