Pão Diário Universitários

Pergunte a Deus antes

Reflexão do dia

Pergunte a Deus antes


Pergunte a Deus antes


Os homens de Israel aceitaram a comida deles, porém não pediram conselho a Deus, o Senhor. Josué fez um acordo de paz com os gibeonitas […] E os líderes do povo de Israel juraram que cumpririam a sua palavra (vv.14,15).

Leia: Josué 9:1-27

Em meu trabalho no rádio, estou sempre em busca de novos talentos e, muitas vezes, tolamente decidi trabalhar com pessoas por sua experiência ou personalidade épica. Meus enganos anteriores me ensinaram a parar e ouvir àquela “voz mansa e delicada”. Agora, consulto o Senhor antes de simplesmente me deixar levar pelo carisma e as palavras envolventes de uma pessoa.

Deus prometeu a terra de Canaã aos israelitas e lhes ordenou que exterminassem as nações que se puseram contra Ele (Deuteronômio 20:15-18). Os gibeonitas sabiam disso e, temendo por suas vidas, elaboraram um plano astuto. Disseram a Josué e aos homens de Israel que tinham vindo de uma terra distante e, então, pediram um tratado de paz (Josué 9:6-13). Como parte de sua artimanha, os gibeonitas usavam roupas velhas e sandálias remendadas. Eles trouxeram consigo pão mofado e odres rachados, e contaram uma história impressionante sobre a longa distância que percorreram (vv.3-5).

Os gibeonitas foram bem-sucedidos. Os israelitas examinaram sua comida, mas não consultaram o Senhor (v.14) e foram enganados de modo a assinar um acordo de paz com seus vizinhos (v.15). Os gibeonitas não foram destruídos (vv.19,20), mas por sua mentira se tornaram escravos dos israelitas (vv.26,27).

A confiança cega dos líderes de Israel lhes custou parte da terra de Canaã. Eles nunca desfrutaram da plenitude da Terra Prometida porque não consultaram primeiramente o Senhor. Seja qual for seu papel ou circunstância, você necessita da sabedoria do Único que conhece a verdadeira intenção de cada coração. Dedique tempo a perguntar ao Senhor e Ele o guiará e endireitará as suas veredas (Provérbios 3:5,6). —Ruth O'Reilly-Smith

Examine

Leia 1 Samuel 23:1-12 e veja como a constante consulta de Davi ao Senhor o levou a bênção.

Considere

Cite algumas coisas de sua vida em que você precisa da orientação e direção de Deus. De que maneira, nos próximos dias, você buscará a vontade do Senhor de modo prático?