Cuidado com as amizades tóxicas

cuidado com as amizades tóxicas
cuidado com as amizades tóxicas

Como todos os relacionamentos, amizades boas e piedosas dão trabalho. Às vezes, pode ser difícil continuar escolhendo o que é amoroso para com nossos amigos, especialmente quando o que é sem amor parece o mais fácil de fazer. Mas vale a pena investir em amizades verdadeiramente boas e que podem ajudar a nos aguçar, nos edificar e expor as áreas de nossa vida em que precisamos que Deus trabalhe e por meio delas.

Vamos dedicar algum tempo para agradecer a Deus pelos amigos em nossas vidas e orar por eles. E vamos pedir a Deus que nos ajude a valorizar e nutrir essas amizades — mantendo esses amigos tóxicos bem longe. Identifique:

1. Inveja

Por que ela tem que ter tudo?

Quando vai ser a minha vez?

A inveja está sempre à espreita querendo te consumir por inteiro quando o seu amigo está desfrutando de algo que você queria muito. Mas o amor não inveja, contudo escolhe se alegrar (1 Coríntios 13:4-7)

2. Desonestidade

Ei, você ainda tá chateada pelo que eu fiz ontem?

Não, tá tudo bem!

Às vezes não conseguimos ser honestos com nossos amigos porque não queremos ser os “chatos”. Mas a amizade não será verdadeira se não falarmos com verdade, com amor uns com os outros (Efésios 4:15)

3. Língua afiada

Pois é, eu já fui do time de basquete da escola.

Quando, no jardim de infância? Isso explica a sua pontuação no jogo, haha!

“Tô brincando! Relaxa…” Acha que fazer brincadeiras sobre os seus amigos é só um divertimento? Talvez tenhamos que repensar as nossas palavras um pouco mais, e nos perguntar se elas ajudam ou machucam (Provérbios 15:4).

4. Ingratidão

Ei, cara… Você pode vir me buscar?

Ah, qual é. Faz esse favor pra mim!

Hum… Agora tô meio ocupado com umas coisas.

Amamos os nossos amigos pelo quanto eles fazem por nós? Com que frequência valorizamos e retribuímos seus gestos? Em vez de sempre esperar que eles façam algo, pense sobre o amor que você lhes deve (Romanos 13:8).

5. Fofoca

Fiquei sabendo de uma coisa sobre a Nina, mas não conta pra ninguém!

Pedir que alguém guarde segredo não faz da fofoca menos pior. Falar sem cuidado e quebrar a confiança são o oposto do que Deus quer para cuidarmos dos outros. 

6. Autocentrado

Na minha opinião…

Olha o meu…

Hein, me escute…

Às vezes podemos ficar tentados a apenas dar nossos conselhos em vez de ouvir os nossos amigos. Mas e se tudo o que eles precisam é serem ouvidos? Mesmo que o que estejam passando seja parecido com o que já passamos, aprenda a oferecer apoio silencioso e deixe que eles descubram as coisas. Pense menos em você e mais nele (Filipenses 2:3).

Ser amigo significa dar o nosso melhor para aceitar uns aos outros como somos, apesar de tudo. Mas uma amizade que vem de Deus também se trata de cuidar e amar os nossos amigos, o que significa cultivar amizade, cuidando para que qualquer coisa que possa envenenar ou sufocar a amizade seja cortada, e estabelecendo limites para proteger esse relacionamento.

Deus ama a nossa amizade tanto quanto Ele nos ama. Que aprendamos a amar da maneira que Deus nos ama. 

Originalmente publicado por ymi.today.