Coragem para viver o novo — Conexão Universitária

Coragem para viver o novo



Todo final nos faz lembrar de começos. Com certeza você pediu a Deus coisas novas — sonhos, projetos, trabalho, estudos etc. — quando elas estavam iniciando, mas agora que você está no meio destes processos, você ainda está disposto? Qual o seu nível de coragem para viver o novo? Muitos acreditam que a coragem é uma virtude que se necessita apenas em alguma situação de desespero, de uma situação muito difícil. Na realidade, precisamos desta virtude cotidianamente para vencer os desafios da vida. Você precisa ser corajoso para viver o novo em Deus! Muitas pessoas querem viver coisas novas, mas não mudam o que fazem todos os dias para viver aquilo que elas mesmas pediram ao Senhor. Sendo assim, para entendermos melhor sobre esse tema, veremos um pouco da história de um servo de Deus que pode nos dar um grande exemplo: Neemias.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

NEEMIAS 1:10-11

 O povo que tu resgataste com teu grande poder e com tua forte mão é teu servo. Ó Senhor, por favor, ouve a oração deste teu servo! Ouve as orações de teus servos que se agradam em te honrar. Peço que me concedas êxito hoje e que o rei me seja favorável.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

Não sei se você sabia, mas Neemias era copeiro do rei Artaxerxes (1:1). Ele foi um servo, mas posteriormente tornou-se governador de Jerusalém (5:14). Por que ele foi de copeiro a governador? Porque ele teve coragem de fazer o necessário, fazer aquilo que ninguém tinha coragem para fazer: resolveu reconstruir a cidade arruinada de Jerusalém (2:3-4). E sabe em quanto tempo ele reconstruiu os muros de Jerusalém? Cinquenta e dois dias.

 

Você está disposto a fazer mudanças para viver o novo de Deus? Viver o extraordinário? Então, a seguir veremos alguns versículos sobre a história de Neemias a fim de aprender algumas posturas que precisamos adotar.

 

Acredite (Neemias 2:1-4) 

Sabemos que, naqueles tempos, o rei era a maior autoridade da época e muitas vezes qualquer atitude do servo poderia redundar em punição, até mesmo em morte. Então, por que Neemias teve coragem de falar com o rei? Porque ele acreditava em seu potencial e na sua missão. Não considero aqui o potencial segundo a perspectiva humana ou de forma egocêntrica, mas o potencial de acordo com aquilo que próprio Deus colocou dentro de nós! Temos que crer no potencial que Deus depositou em nosso interior, temos que acreditar que tudo o que precisamos para viver o nosso destino profético já foi colocado por Deus em nós.

 

Prepare-se (2:6-8) 

Neemias não estava despreparado para sua audiência. Conforme o rei ia lhe perguntando, ele respondia coerentemente. Podemos considerar que Neemias se preparou, estudou e meditou na vontade de Deus para saber quais seriam os seus passos a fim de completar sua missão. Precisamos nos preparar! A preparação não é um evento, mas sim um processo que leva tempo. Por quê? Porque o processo de preparação nos posiciona e nos aperfeiçoa, coloca-nos no local certo, no lugar de vitória.

 

Tenha iniciativa (2:17-20) 

Precisamos começar a agir, e mesmo quando o medo nos ameaçar, prosseguir no trabalho! Tenhamos iniciativa, pois uma pessoa sábia realiza, imediatamente, aquilo que o tolo deixa para depois. 

Mantenha o caráter (4:19-22) 

Neemias se manteve íntegro, manteve seu caráter, não se deixou abalar ou se corromper mesmo sendo ele o governador da cidade. Ele inclusive auxiliava no trabalho, sequer trocava de roupas, nem mesmo para dormir, a fim de que pudesse cumprir a missão que Deus lhe designara. Neemias tinha raízes profundas em Deus, o que moldou o seu caráter.

Você tem um talento dado por Deus, acredite! Você tem uma missão, prepare-se! Você tem uma oportunidade à sua frente, tenha iniciativa! Você tem um futuro brilhante em Deus, mantenha o seu caráter! Seja fiel ao Senhor até o fim.

 

QUESTÕES PARA DEBATE

 

  1. Você tem dúvidas quanto à missão que o Senhor o chamou para realizar? Por quê?
  2. Dentro do que o Senhor o chamou para fazer, você tem se preparado e tido iniciativa para realizá-lo? De que forma? Se não, o que o tem impedido?
  3. Você tem negociado os valores do Reino devido ao medo? De que maneira você pode desenvolver coragem para viver o novo de Deus hoje?



ORAÇÃO

 

Deus, encontra em mim um coração como o de Neemias e torna-me alguém corajoso para viver o Teu novo para mim. Que eu tenha coragem para fazer grandes coisas para ti e o Teu Reino! Levanta-nos Pai, torna-nos como Neemias para esta geração, ajuda-nos a ter mais e mais intimidade contigo. Que saibamos enxergar as oportunidades que o Senhor nos dá e que possamos ter iniciativas para viver o Teu novo. Queremos conservar o caráter que o Senhor desenvolveu em nós. Em nome de Jesus. Amém!

 

Maicon William

 Direito — Uniandrade