Conexão Universitária — Perdão

Conexão Universitária Perdão Estudo Semana 43

Perdão

São muitas as circunstâncias do dia a dia que nos permitem exercitar o perdão. Na contramão do mundo, que apregoa que a pessoa é “trouxa” se perdoar, o Senhor ordena o perdão quando necessário. Mas as pessoas costumam agir de forma contrária à ordem de Deus, guardando mágoas ou raiva de outras pessoas e de si mesmos, e isso as escraviza ao passado. As mágoas guardadas podem trazer males à saúde física e psicológica, afetando alguém tanto individual como socialmente. Porém, em Jesus, há perdão: Ele perdoou a todos, inclusive a mim; logo, por que não perdoar a si mesmo e ao próximo? Quem sou para não perdoar? O perdão é uma escolha que nos torna livres da mágoa e da autocondenação, mas ela só acontece verdadeiramente apenas com ajuda de Cristo.


ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

COLOSSENSES 3:13

Sejam compreensivos uns com os outros e perdoem quem os ofender. Lembrem-se de que o Senhor os perdoou, de modo que vocês também devem perdoar.

1 JOÃO 1:9

Mas, se confessamos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.


FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Quando Jesus ordena: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (MATEUS 22:37), Ele está falando também do perdão. O perdão deve ser concedido ao próximo, mas também a si mesmo. Se não conseguimos fazer isso, negligenciamos esse mandamento de Jesus. Na parábola do credor incompassivo, a necessidade de perdoar é inquestionável: o homem é condenado pelo rei porque, mesmo tendo sido perdoado de suas dívidas impagáveis, ele cobra maldosamente uma pequena dívida de outra pessoa (MATEUS 18:21-35). Isso nos fala da punição pelo nosso pecado que recaiu sobre Jesus na cruz, sofrendo em nosso lugar, e de nossas questões com as pessoas ao nosso redor. Devemos perdoar, pois o Senhor já estendeu Seu perdão a nós.

Perdoar a si mesmo

Talvez seja mais fácil perdoar outras pessoas do que perdoar a si mesmo, pois sabemos a extensão de nossos erros e, por vezes, nos autocondenamos e não aceitamos o perdão de Jesus. Esta falta de perdão normalmente ocorre pela falta de autoestima, exigências altas demais, pensamentos ruins sobre si mesmo e falta de amor-próprio. Sendo assim, não conseguimos cumprir o segundo grande mandamento, pois não manifestamos amor a nós mesmos através do perdão. Se Jesus já nos perdoou e ninguém nunca será perfeito na Terra, precisamos aceitar que muitas vezes falharemos e que isso não nos torna piores que os demais ou inalcançáveis para a graça de Deus. Peça a Deus que Ele lhe convença do Seu grande amor por você, pois Ele entregou o Seu filho unigênito por tanto lhe amar (JOÃO 3:16). O Senhor pode lhe ensinar a se perdoar.

Perdoar o próximo

Na própria oração que Jesus deixou como exemplo, Ele fala sobre perdão: “…perdoa nossos pecados, assim como perdoamos aqueles que pecam contra nós” (LUCAS 11:4). Essa é uma atitude na qual a pessoa abre mão do seu direito a mágoa e comportamentos negativos para com quem lhe ofendeu. Com isso, ela permite que sentimentos de compaixão, misericórdia e, possivelmente, amor cresçam para com o ofensor. Perdoar não significa que esquecemos a afronta, mas sim que é possível relembrar a situação de um modo diferente e sem dor. O perdão é mais do que não sentir mais raiva ou se sentir bem: é olhar a pessoa que nos magoou com amor e compaixão, e, quem sabe, conseguir caminhar junto a ela novamente.

Existe também o “pseudoperdão”, que ocorre quando falamos para alguém que o perdoamos, mas lançamos sobre a pessoa o que ela nos fez sempre que temos oportunidade. A falta de perdão gera sofrimento e não é algo que Deus deseja para Sua criação, por isso peça a Ele que o ajude a liberar perdão. Pense na pessoa que um dia o machucou e busque o Senhor para ajudar-lhe a perdoá-la, ficando assim livre dessa dor.


QUESTÕES PARA DEBATE

1- No que você precisa se perdoar? O que o impede de fazer isso?

2- Tenho perdoado às outras pessoas como o Senhor me perdoa?

3- Quem você ainda precisa perdoar? Por quê?


ORAÇÃO

Deus, ajuda-me a perdoar os outros e a me perdoar. O Senhor sabe que não é fácil, mas Tu, ó Deus, entregaste o Teu Filho para me perdoar e eu quero, como Ele, conseguir perdoar também. Ajuda-me nisso! Não permita que a raiva e a mágoa me dominem, nem me deixe esquecer os Teus princípios, para que a Tua natureza cresça em mim todos os dias. Ensina-me a me olhar de maneira diferente, perdoando-me a mim mesmo, pois não quero mais carregar o peso da falta de perdão em mim. Em nome de Jesus! Amém!


Leonardo Araujo

Psicologia — One UNIFAESP