Conexão Universitária – Isto se chama cuidado

Isto se chama cuidado

Jesus nos ensina a não nos preocuparmos com as coisas que necessitamos para viver, já que o Pai cuidaria delas. Ele nos diz isso logo após no ensinar que ninguém poderia servir a Deus e ao dinheiro, mas que fatalmente iria desprezar um e se dedicar ao outro (MATEUS 6:24-34). Não se preocupar com o amanhã é um desafio, pois leva necessariamente ao exercício da fé, ao se entregar em dependência ao Senhor. Os israelitas deram um exemplo disso ao vagar por 40 anos pelo deserto, um local inóspito onde não havia far-tura de comida ou bebida, apenas privações e perigos. Ali, no entanto, a confiança deles em Deus foi provada e desenvolvida.




ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

ÊXODO 16:15

Quando os israelitas viram aquilo, perguntaram uns aos outros: “O que é isso?”, pois não

faziam ideia do que era. Moisés lhes disse: “Este é o alimento que o Senhor lhes deu para comer”.

 

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

Foram muitas as dificuldades passadas pelos israelitas antes que eles entrassem na Terra Prometida. Apesar de a presença do Senhor os sustentar em todo o tempo, eles estavam num lugar hostil onde tudo faltava. Não foram poucos os momentos em que demonstraram dúvidas e desânimo.

 

A provisão de comida foi evidentemente milagrosa: Deus os sustentou com maná e havia ordenado que cada família recolhesse apenas o necessário para cada dia. Quando alguns desobedeceram ao Senhor e tentaram estocar comida para outro dia, ela estragou, pois o povo precisava aprender diariamente a confiar e a depender do Senhor, não de suas reservas. Sexta-feira era o único dia que eles podiam recolher o dobro de alimento, guardar para o dia seguinte e a comida se conservaria (ÊXODO 16). Este é outro milagre, revelando que Deus já desejava que Israel obedecesse ao mandamento de guardar o sábado (ÊXODO 20:8).

 

Da mesma forma, quando anoitecia e havia uma pausa para descansar da peregrinação, a nuvem que os guiava não se afastava deles e se tornava uma coluna de fogo que os iluminava e os aquecia (ÊXODO 13:21-22). Quando tinham sede, recebiam água tratada de maneira sobrenatural (ÊXODO 15:24-25) e ao longo de todo caminho suas vestimentas não se gastaram, nem seus pés se incharam ou criaram bolhas (DEUTERONÔMIO 8:1-6), ou seja, foram supridos com roupas, comida e bebida mencionados por Jesus, e ainda em outras necessidades (MATEUS 6:31-33).

 

O que eles aprenderam com isso? “…que as pessoas não vivem só de pão, mas de toda palavra que vem da boca do Senhor” (DEUTERONÔMIO 8:3). A partir do versículo anterior, esse aprendizado traz três aplicações práticas que passaram por gerações, alcançaram os ensinamentos de Cristo e norteiam a Igreja do Senhor até hoje.

 

  • “Lembrem-se de…” (DEUTERONÔMIO 8:2). Seja nas Escrituras ou em testemunhos pessoais, recordar é uma ferramenta extremamente útil para perseverar confiando nos cuidados de Deus.

 

  •  “Pensem nisto…” (v.5). Um encorajamento a meditar, com frequência, que certas situações nos sobrevêm para nos provar e nos disciplinar visando o nosso bem (ROMANOS 5:3-4; TIAGO 1:2-4).

 

  •  “Obedeçam aos mandamentos…” (v.6). Mesmo com provações na vida, e sempre haverá uma próxima, o principal recado aqui é quanto a ser cuidadoso em obedecer ao Senhor. O verdadeiro caminho perigoso não era o deserto, mas o desviar-se de Deus. Seguir a nuvem pode lhe parecer inútil, mas isso o deixará no centro da vontade Dele.






QUESTÕES PARA DEBATE

 

1- Pensar em depender do Senhor parece perigoso? Por quê?

2- Sempre seremos dependentes de algo, podemos estar trocando nossa fé e confiança por uma preocupação idólatra (leia Mateus 6:27,30-32). Diante disso, o que podemos fazer para permanecer confiando somente no Senhor?

3- De que forma não querer ser dependente de Deus pode nos levar a estradas perigosas?



ORAÇÃO

 

Pai, é tão difícil confiar, mas é preciso para que não nos percamos em meio aos desertos e, sim, amadureçamos. Ajuda-nos a banir de nossa mente a ideia carnal de que depender de ti é perigoso, irresponsável e assustador. Pois, na verdade, é melhor confiar em ti do que de contar com qualquer coisa terrena que pode nos “comprar”, ou fazer-nos desprezar o Senhor como soberano da nossa vida. Que lembremos de que tudo vem de ti e que, sem ti, Senhor, nada se pode fazer de bom. Que nada façamos por ambições egoístas ou por temor pecaminoso. Que a Tua vontade seja sempre considerada! Em nome de Jesus oramos. Amém!

 

Luiz Hammerer

Engenheiro Civil — Jesus na UFPR