Conexão universitária – A bênção da frustração

A bênção da frustração

A bênção da frustração

 

Todo dia pode ser um dia frustrante. Às quintas-feiras, por exemplo, sempre me frustro quando vou ao mercado, pois ou o preço do que eu queria comprar está acima do que imaginei, ou a atendente do caixa sempre registra um preço diferente do exposto.

 

Para além de situações ordinárias da vida, as frustrações permeiam acontecimentos maiores: uma vaga não conquistada, uma reprovação ou baixo desempenho, uma amizade ou relacionamento que virou lembrança, um projeto que foi sepultado. É inevitável que não sejamos alcançados pela frustração.

 

No entanto, a tristeza ou a revolta advinda da frustração muitas vezes nos impede de reconhecer que ela também é bênção, uma vez que nossa vida é administrada pelo Deus perfeito.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

ATOS 16:6-7

Em seguida, Paulo e Silas viajaram pela região da Frígia e da Galácia, pois o Espírito Santo

os impediu de pregar a palavra na província da Ásia. Então, chegando à fronteira da Mísia, tentaram ir para o norte, em direção à Bitínia, mas o Espírito de Jesus não permitiu.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

O trecho bíblico de Atos 16:6-7 (cuja narrativa completa se encontra dos versículos 6 ao 10) narra um frustrante episódio na vida do apóstolo Paulo. Ele planejava ir à Bitínia, mas foi impedido pelo Espírito Santo e teve seus planos totalmente alterados.

No entanto, a narrativa adiante descreve que, se não fosse a ação do Espírito Santo frustrando seus planos, não haveria conversão e grandes maravilhas, como a consolidação de uma igreja.



Tudo coopera

Isso nos ensina uma grande verdade: para aquele que se submete a Deus, não há espaço para projetos pessoais. Se andamos com o Senhor, nossa vida não nos pertence e as mudanças de planos não são algum tipo de punição, mas sim evidências de Sua cooperação (ROMANOS 8:28-29).



Deus fará qualquer coisa para cumprir os Seus planos, inclusive frustrar

os nossos

Da mesma forma, as situações inusitadas — que hoje se mostram vazias de sentido ou propósito — fazem parte da ação de Deus mudando os planos. Ele fará qualquer coisa para cumprir os Seus planos, inclusive frustrar os nossos. Foi assim com o Seu próprio filho, que foi exposto, traído e abandonado, mas que também estava submisso aos planos do Pai.



Os que amam a Cristo provam da bênção da frustração

Por fim, quando nos submetemos ao senhorio e à soberania de Deus, temos a convicção e a segurança de que Ele está fazendo o que deve ser feito. É por meio disso que aqueles que amam o Senhor provam daquilo que “olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, e mente nenhuma imaginou” (1 CORÍNTIOS 2:9).




QUESTÕES PARA DEBATE

 

1- De que forma você lida com as frustrações em sua vida? Você as vê como bênção ou punição?

2- O que o Senhor nos ensina ao frustrar os nossos planos?

3- Como se convencer de que a história que Deus escreve é melhor do que a nossa?



ORAÇÃO

 

Senhor, agradeço-te por frustrares vários dos meus planos, ensinando-me assim sobre a perfeição de Teus propósitos. Mesmo sem entender ou ainda que haja em meu coração sentimentos de tristeza ou revolta, conduze-me ao caminho da confiança, onde sei que serei confortada pela Tua poderosa soberania. Que, acima de tudo, cada frustração também me leve para mais perto de ti, pois certamente te encontrarei — e é apenas isso que realmente preciso. Em nome de Jesus. Amém!



Layla Fischer

Direito — FAE