Como dar e receber opinião com graça

Nenhum de nós gosta de ser criticado e é fácil ficar na defensiva sempre que recebemos uma opinião, ainda que minimamente, negativa. Em vez de ouvir a outra pessoa, nosso instinto pode ser reagir imediatamente com nossa razão para fazer as coisas de determinada maneira.

A essência do problema pode ser um problema essencial – como vemos a nós mesmos em relação ao trabalho. 

Quando definimos nosso valor com base em nossas realizações, o sucesso ou fracasso de nosso trabalho se torna o indicador de nosso sucesso ou fracasso como pessoas.

Isso naturalmente nos torna resistentes às críticas, que então deparam-se como ataque pessoal.

Para evitar isso, aqui estão duas coisas a serem lembradas para que possamos receber bem a opinião:


Lembre-se da nossa verdadeira identidade (filhos de Deus)

A nossa identidade é o que Deus diz sobre nós – somos amados e aceitos em Cristo – independentemente de nossas conquistas ou fracassos.

Colossenses 3:12

Nossa identidade é o que Deus Pai diz de Deus Filho e de todos os que estão nele – que somos filhos amados e aceitos, independentemente de nossas obras (Mateus 3:17; Colossenses 3:1,3,12).

Essa é uma identidade que independe de nossas conquistas e fracassos, porque simplesmente nos foi dada — uma identidade que recebemos por meio da fé.

É útil fazer uma pausa e nos lembrar dessa verdade todos os dias, especialmente quando estamos prestes a ser submetidos a alguma análise ou crítica de nosso trabalho. Internalizar essa verdade nos ajuda a lembrar que tudo o que os outros dizem, de bom ou ruim, não definirá quem somos. Isso nos permite receber opiniões abertamente sem nos sentirmos atacados.


Lembre-se do resultado – crescimento!

Quando mantemos isso em mente, isso acalma o nosso coração para ouvir palavras difíceis, mas constritivas que os outros nos falam, especialmente aqueles que falam em amor. Provérbios 27:6,17

Lembrar do resultado potencial do crescimento pode acalmar os nossos corações para ouvir palavras duras, mas úteis de outras pessoas, especialmente aquelas que falam por amor ou preocupação por nós (Provérbios 27:6; 27:9,17).

Isso não significa que temos que concordar automaticamente com todas as críticas que recebemos; em vez disso, aprendemos a ouvir graciosa e humildemente todas as verdades para ver como podemos melhorar e crescer.

E quando é a nossa vez de dar uma opinião sobre alguém para essa pessoa?

Mais uma vez, nossa identidade em Cristo nos ajuda. Reconhecer que nosso valor é algo que nos foi dado nos torna humildes. Não temos do que nos vangloriar.

Lembrar que somos pecadores salvos pela graça nos leva a mostrar graça aos outros e abordar essa tarefa com uma postura humilde.

 

Aqui estão três passos para dar uma opinião humilde amparada na graça:

  1. Pergunte, não suponha

Podemos ter certeza de que alguém cometeu erros genuínos ou tem uma fraqueza ou ponto cego que precisa ser tratado. No entanto, uma postura cheia de graça significa que começamos com uma pergunta, em vez de uma acusação, por exemplo. “Eu acredito que este pode ser o caso, mas o que você acha?”

Isso é útil por vários motivos. Em primeiro lugar, demonstra humildade – reconhecemos que há uma chance de nossa crítica ou opinião estar errada! Em segundo lugar, permite que a pessoa lentamente perceba o seu erro ou fraqueza, para que não se sinta atacada.

Ao aprender a perguntar gentilmente, agimos como Deus faz ao nos corrigir – pacientemente. Deus é tão bondoso e gentil em nos disciplinar, Seus filhos, às vezes levando anos para nos mudar por Seu Espírito (Romanos 2:4; 1 Timóteo 1:16; 2 Pedro 3:9,15).

Se nosso Pai, que é perfeito, é tão gracioso em nos corrigir, quanto mais nós, como seres humanos imperfeitos, precisamos adotar essa abordagem ao emitir opiniões.


   2.Ouça e aja de acordo  

Se as pessoas admitirem a questão, ofereça maneiras construtivas de avançar. Se elas não tiverem noção, dê a elas a chance de questionar para serem esclarecidas. Tiago 1:19

Tendo começado com uma pergunta, precisamos ouvir a resposta da pessoa e responder de acordo (Provérbios 10:19; 18:2; Tiago 1:19).

Uma maneira de mostrar que você está ouvindo é repetir para eles o que você os ouviu dizer com suas próprias palavras – isso garante que você entendeu corretamente.

Se a pessoa admitir que é algo de que está ciente, você provavelmente não precisará dizer mais para destacar o erro e, em vez disso, pode oferecer algumas maneiras construtivas de avançar.

Ou se é algo que ela não tinha ideia de que precisava ouvir, talvez seja necessário detalhar um pouco mais o assunto. Dê a ela a oportunidade de fazer perguntas e esclarecer, e até mesmo discordar de você – afinal, você pode não ter uma visão completa.

Se depois de tudo, a pessoa simplesmente descartar a crítica, tudo bem. Lembre-se de que não é seu trabalho forçá-la a aceitar a crítica. Essa não é uma abordagem humilde e cheia de graça.

Em vez disso, fique satisfeito por ter levantado sua preocupação e dado sua opinião. A resposta está nas mãos da outra pessoa. 


  1. Dê tempo para que a mudança aconteça

A nossa opinião nem sempre leva a uma mudança imediata, mas por confiarmos em um Deus soberano, podemos deixar os resultados em Suas mãos, sabendo que cumprimos com a nossa responsabilidade. 

Muitas vezes esperamos que a nossa opinião ou crítica levem a uma mudança instantânea de coração ou comportamento, mas muitas vezes a mudança é lenta e gradual. Quantas vezes você recebeu opiniões e as desconsiderou no momento, apenas para reconhecer a verdade nelas depois de refletir sobre o que foi dito? O mesmo se aplica aqui — quem sabe a que conclusões a pessoa chegará nas próximas horas, dias ou semanas.

Acima de tudo, entregamos os resultados porque confiamos em um Deus soberano. Podemos deixar o resultado nas mãos de Deus, sabendo que cumprimos nossa responsabilidade de humildemente oferecer opiniões com a graça vinda de Deus.

Quer sejamos nós que recebemos uma opinião  ou sejamos os seus emissores, não há como negar o quão desafiador (e talvez desconfortável) possa ser. Mas quando nos lembramos de que nossa identidade é, antes de tudo, em Cristo, aprender a dar e receber opinião nos permite crescer na semelhança com Cristo, em graça e humildade.

Quer seja dando ou recebendo opinião, não há como negar o quanto as críticas são desafiadoras (e até desconfortáveis)

Mas quando nos lembramos de que nossa identidade é, antes de tudo, em Cristo, aprender a dar e receber opinião nos permite crescer na semelhança com Cristo, em graça e humildade.

Andrew trabalha na Austrália para o Fórum Bíblico da Cidade e é o gerente nacional do programa Life@Work, que visa ajudar os cristãos a conectarem sua fé com seu trabalho diário. Ele é autor de dois livros sobre trabalho, incluindo Under Pressure: How the Gospel Helps Us Handle the Pressures of Work (Sob pressão: como o evangelho nos ajuda a lidar com as pressões do trabalho). Ele é o ex-reitor do Ridley College’s Marketplace Institute e também tem experiência em radiojornalismo. Ele mora em Melbourne, é casado com Carly e tem três filhos pequenos.