Leia: Provérbios 3:9-10, Lucas 6:38, Eclesiastes 5:10,13 e 11:1

O povo iorubá é um grupo étnico de mais de 40 milhões de pessoas na Nigéria, Benin e Togo, com grandes populações nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. As pessoas são conhecidas tradicionalmente como artesãs produtivas que trabalham em ofícios como tecelagem, ferraria e escultura. O povo iorubá é um dos maiores grupos étnicos da África, e é majoritariamente urbanizado e conhecido por sua cultura expressiva.

Com uma população tão grande, abrangendo grandes áreas metropolitanas, não é difícil ver como essa cultura pode ser uma grande influência, especialmente sendo conhecida pela expressividade. Então, qual é a sua expressão para a generosidade? Existe um provérbio iorubá que diz: “a mão dos doadores sempre estará por cima”, o que significa que quando você dá, a mão de quem recebe está abaixada. Pense na perspectiva de definição dessas palavras e onde ela coloca o doador? De onde vem esse pensamento?

A letra de uma música iorubá traduz algo assim:

Ó Deus, meu Pai

Tudo o que sou e venha a ser é para ti, meu Deus

É Teu, e tu és o dono

Pertence a ti

Não há nada que eu tenha que seja mais valioso do que tu

Assim, todas as minhas coisas são Tuas e tudo o que sou é Teu.

Quando você começa com essa premissa de que Deus é o dono de tudo e você só existe no que é e no que tem por causa dele, então ser tão generoso quanto Deus só pode colocá-lo em uma posição melhor em sua vida. O doador é verdadeiramente elevado, começando com a natureza no coração de ser como Ele em generosidade. Como Eclesiastes mostra que aqueles que amam o dinheiro nunca terão o suficiente e aqueles que doam (como apresentado em Lucas) encontram abundância. Esta abundância começa com o reconhecimento daquele que possui tudo e, antes de tudo, doa. A bênção de dar deve ser explorada, reconhecida e construída como uma filosofia.

Perguntas para reflexão

  • Você acha que ao doar, você sente alguma perda (monetária ou material)?
  • A sua cultura tem uma expressão de generosidade? Se sim, qual? Se não, por que motivo?
  • Você vê a generosidade como um reflexo para Deus e Seu valor?
  • Qual é a sua filosofia pessoal de generosidade?