Pão Diário Universitários

Fé e diligência

Reflexão do dia

Fé e diligência


Fé e diligência


Semeie de manhã e também de tarde porque você não sabe se todas as sementes crescerão bem, nem se uma crescerá melhor do que a outra (v.6).

Leia: Eclesiastes 11:1-6

Você já sofreu de paralisia por análise? Recém-formados ingressando no mercado de trabalho costumam experimentar os seus sintomas. Eles esperam que Deus lhes diga exatamente em que deverão trabalhar, e lhes mostre, sem qualquer sombra de dúvida, qual a melhor opção. Por isso, alguns hesitam em enviar currículos para uma empresa sequer.

Frequentemente, ao tomar grandes decisões na vida, pesamos e repesamos as opções, implicações e possibilidades diante de nós. Temos tanto medo de errar, que somos paralisados por nossa indecisão.

Salomão nos oferece alguns conselhos úteis. Em Eclesiastes 11:4, ele observou que, se um agricultor espera o momento mais oportuno para plantar (quando não há vento para remover a semente) e colhe somente quando não há chuva para arruinar uma safra madura, gastará grande parte de sua vida apenas esperando.

Muitas coisas na vida são misteriosas, como o “caminho do vento” e como o bebê é formado no ventre da mãe (v.5). Mas Deus conhece e controla tudo isso. Por isso, após orar e avaliar as opções com base em princípios bíblicos e consultar conselheiros piedosos, podemos dar um corajoso passo fé — sem nos preocuparmos com as incertezas. Elisabeth Elliot escreveu: “Deus é Deus. Por ser Deus, Ele é digno de minha confiança e obediência. Só encontrarei descanso em Sua santa vontade, que está indizivelmente além das minhas maiores noções do que Ele deseja fazer”.

Enquanto nos preparamos para dar um passo de fé, também aplicamos a razão (v.6). Não transforme tudo em uma decisão mística sobre o que você “sente” que Deus quer que você faça. Seja sensato! Aplique sabedoria, ore a respeito e, depois, vá audaciosamente aonde Deus levá-lo! —Poh Fang Chia

Examine

Leia Salmo 23 e reflita sobre como a sabedoria dele pode ajudar você a avançar em fé e diligência.

Considere

Que projeto, sonho, ideia ou iniciativa você tem adiado? Quando planeja começar? Qual é o primeiro passo que você precisa dar?