Um problema dentro

Bíblia em um ano: Exodo 14–15; Mateus 17

Hosana, Filho de Davi! Bendito é o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto céu! v.9

Escritura de hoje: Mateus 21:1-9

Alguns anos atrás, um pica-pau começou a bater no tapume da nossa casa. Pensamos que o problema era apenas externo. Meu filho e eu subimos por uma escada até o sótão e fomos pegos de surpresa por um pássaro voando. O problema era pior do que suspeitávamos: estava dentro da nossa casa.

Quando Jesus chegou a Jerusalém, a multidão esperava que Ele resolvesse seus problemas exteriores: a opressão pelos romanos. Eles foram à loucura, gritando: “Hosana, Filho de Davi! Bendito é o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto céu!” (Mateus 21:9). Era o momento que aguardavam; o Rei enviado por Deus tinha vindo. Se o Libertador escolhido por Deus começasse a reformar as coisas, não começaria pelos errados do lado de fora? Mas, na maioria dos relatos dos evangelhos, a “entrada triunfal” é seguida por Jesus expulsando os tais exploradores de dinheiro do Templo (vv.12,13). Jesus estava limpando a casa, e a limpava de dentro para fora.

É o que acontece quando damos as boas-vindas a Jesus como Rei: Ele vem para acertar as coisas, a começar por nós, e nos faz confrontar o mal em nosso interior. Jesus montado num jumento é como os guerreiros no cavalo de Troia. O cavalo era recebido como um símbolo da paz, mas seu objetivo final era a rendição incondicional. Jesus, nosso Rei, exige o mesmo de nós.

Por:  Glenn Packiam

Refletir & Orar

O que significa Jesus ser o seu Rei e por que é essencial que você entregue tudo a Ele?
Jesus, perdoa-me por querer que resolvas os problemas do mundo ao meu redor sem confrontar o meu pecado.