Efeito cascata

Bíblia em um ano: Exodo 12–13; Mateus 16

Senti-me encorajado porque a mão do Senhor, meu Deus, estava sobre mim e reuni alguns dos líderes… 7:28

Escritura de hoje: Esdras 8:15-21

A pequena faculdade bíblica ao norte de Gana não parecia impressionante. No entanto, Bob Hayes dedicou sua vida àqueles alunos. Deu-lhes papéis de liderança e os encorajou a pregar e ensinar. Hayes já faleceu, e dezenas de igrejas prósperas, escolas e mais dois institutos bíblicos surgiram em Gana, iniciados por pessoas formadas naquela humilde escola.

Durante o reinado do rei Artaxerxes (465-424 a.C.), Esdras, o escriba, reuniu um grupo de judeus exilados para retornar a Jerusalém. Mas ele não encontrou nenhum levita entre os sacerdotes (Esdras 8:15) os quais eram necessários para servir como sacerdotes. Então Esdras pediu aos líderes para que “enviassem ministros para o templo de Deus” (v.17). Feito isso (vv.18-20), Esdras os conduziu em jejum e oração (v.21). Sob a orientação e oração de Esdras, iniciou-se um despertar espiritual em Jerusalém (9–10). Tudo o que eles precisavam era de um pouco de encorajamento e sábia orientação.

A Igreja que pertence a Deus funciona desse modo também. À medida que bons mentores nos encorajam e nos edificam, aprendemos a fazer o mesmo pelos outros. Tal influência irá muito além de nossa vida. O trabalho feito fielmente para Deus se estende até a eternidade.

Por:  Tim Gustafson

Refletir & Orar

Quem é o seu principal mentor espiritual? Por que a mentoria em Cristo é algo essencial para você receber e estender aos outros? Busque um mentor se ainda não o tiver.
Pai, mostra-me alguém a quem eu possa orientar com a sabedoria transformadora da Tua Palavra.