As mãos do motorista

Bíblia em um ano: Jeremias 18–19; 2 Timóteo 3

Deus, em sua graça, nos concedeu diferentes dons. […] se for o de demonstrar misericórdia, pratique-o com alegria. vv.6,8

Escritura de hoje: Romanos 12:3-8

Tendo sobrevivido ao câncer de próstata, meu pai fora diagnosticado com câncer de pâncreas. Para complicar, ele cuida da minha mãe em tempo integral, pois ela tem doenças crônicas. Com ambos precisando de assistência, teríamos dias difíceis pela frente.

Viajei para estar com eles e visitei a igreja dos meus pais. Lá, o senhor Helmut se aproximou de mim, pronto a ajudar. Depois disso, Helmut nos visitou e disse: “Eles precisarão de refeições quando a quimioterapia começar”, disse ele. “Vou organizar uma lista de serviços de apoio. E o corte da grama? Eu posso fazer isso. E que dia recolhem o lixo?” Helmut tinha sido motorista de caminhão, mas para nós ele se tornou um anjo. Soubemos que ele costumava ajudar outras pessoas — mães solteiras, sem-teto, idosos.

Embora os que creem em Jesus sejam chamados para servir (Lucas 10:25-37), alguns têm capacidades especiais para tal. Paulo chama isso de dom da misericórdia. As pessoas que o têm veem a necessidade da assistência prática e se dispõe a servir ao longo do tempo sem se sobrecarregarem. Movidas pelo Espírito Santo são as mãos do Corpo de Cristo que se estendem para tocar nossas feridas (Romanos 12:4,5,8).

Helmut levou meu pai para o primeiro dia de quimioterapia. Naquela noite, a geladeira estava cheia de mantimentos. Era a misericórdia de Deus pelas mãos dele.

Refletir & Orar

Quais dons espirituais você tem? (1 Coríntios 12; Efésios 4:7-13.)
Pai, ajuda-me a ser cheio da Tua misericórdia para servir aos necessitados com poder e alegria, revelando quem tu és.