O desafio dos pais

Bíblia em um ano: Salmos 57–59; Romanos 4

Pois ele… deu sua lei a Israel. Ordenou a nossos antepassados que a ensinassem a seus filhos… v.5

Escritura de hoje: Salmo 78:-5-8

Corrie ten Boom, cristã holandesa conhecida por sua prisão em campos de concentração nazistas após ter escondido judeus durante a Segunda Guerra Mundial, conta em seu livro Na casa de meu pai (Editora Vida, 1978) um pouco da sua história de família. Em um dos relatos, diz que seu tataravô foi preso por cantar, na igreja, um hino que parecia afrontar Napoleão Bonaparte, que varria a Europa com seu exército, por declarar Jesus como Rei. Mesmo diante da ameaça, ele dizia que o cristão deve ser corajoso para se posicionar quanto a sua fé.

Anos mais tarde, seu avô, fundador da relojoaria da família, reunia familiares e amigos uma vez por semana para orar pela salvação dos judeus. Por isso, quando chegou o momento que exigia ações concretas, aquela família, que há gerações aprendia os valores cristãos, não hesitou.

No Salmo 78:5-8, vemos que o papel mais contundente dos pais é o de ensinar a seus filhos a amar e servir a Deus. Às vezes, na correria da vida, estamos tão ocupados, que esquecemos que Deus nos dá grandes oportunidades de nos sentar com nossos filhos e fazer uma releitura da sociedade à luz das Escrituras. São as experiências vividas em família, na presença do Senhor, que impactam o coração. Tenha experiências com Deus para que possa contá-las, e elas se tornem referenciais de vida e fé para as gerações futuras.

Refletir & Orar

O grande desafio da Palavra de Deus é levar nossos filhos a Jesus.
Pai celestial, ajuda-me a ser o pai ou mãe que o Senhor planejou que eu fosse.