Discurso suave

Bíblia em um ano: Jó 25–27; Atos 12

O servo do Senhor não deve viver brigando, mas ser amável com todos, apto a ensinar e paciente. v.24

Escritura de hoje: 2 Timóteo 2:22-26

Discuti no Facebook e isso não foi certo. Tive uma atitude errada. O que me fez pensar que eu precisava “corrigir” um estranho sobre um assunto polêmico que dividia opiniões? Usamos palavras acaloradas, ferimos sentimentos e perdemos a oportunidade de testemunhar por Jesus. Esse é o resultado da “raiva na internet”, as palavras duras lançadas diariamente pela blogosfera. Um especialista em ética explicou que as pessoas concluem erroneamente que “discute-se as ideias públicas com raiva”.

O sábio conselho de Paulo a Timóteo continha o mesmo alerta. “Digo mais uma vez: não se envolva em discussões tolas e ignorantes que só servem para gerar brigas. O servo do Senhor não deve viver brigando, mas ser amável com todos, apto a ensinar e paciente” (2 Timóteo 2:23,24).

Paulo escreveu isso a Timóteo de uma prisão romana para prepará-lo a ensinar a verdade de Deus. O conselho de Paulo é tão oportuno para nós hoje, especialmente quando falamos de nossa fé. “Instrua com mansidão aqueles que se opõem, na esperança de que Deus os leve ao arrependimento e, assim, conheçam a verdade” (v.25).

Ser gentil com os outros faz parte desse desafio, e não apenas para os pastores, mas para todos que amam a Deus e procuram contar aos outros sobre Ele. Falemos a Sua verdade em amor. A cada palavra, o Espírito Santo nos ajudará.

Refletir & Orar

Quando você é liderado pelo Espírito Santo, você muda o tom de seus comentários?
Deus, nosso Pai, ao falar com outros sobre a Tua verdade, ou outros assuntos, enche o meu coração e boca com o Teu amor.