Banco da Amizade

Bíblia em um ano: Êxodo 16–18; Mateus 18:1-20

Ali o Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo… v.11

Escritura de hoje:

No país africano do Zimbábue, os traumas de guerra e o desemprego causam desespero, mas as pessoas encontram esperança num “banco de amizades”. Elas podem conversar em xona (uma língua local) com as idosas kufungisisa, que são treinadas a ouvir as pessoas com depressão.

O Banco da Amizade foi lançado em Zanzibar, Londres e Nova Iorque. “Os resultados empolgam”, disse um pesquisador londrino e o de Nova Iorque concordou. “Você nem percebe que está apenas sentado num banco batendo papo com alguém que se importa.”

Esse projeto evoca a ternura e a admiração de conversar com nosso Deus Todo-Poderoso. Moisés fez uma tenda para nela ter comunhão com Deus, chamando-a de tenda de reunião. “Ali o Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com um amigo…” (Êxodo 33:11). Josué, seu assistente, nem sequer deixava a tenda, talvez porque valorizasse tanto seu tempo com Deus (v.11).

Hoje não precisamos mais de uma tenda de reunião. Jesus trouxe o Pai para perto. Como Ele disse aos Seus discípulos: “…Agora vocês são meus amigos, pois eu lhes disse tudo que o Pai me disse” (João 15:15). Sim, nosso Deus nos aguarda. Ele é o Ajudador mais sábio do nosso coração, nosso Amigo compreensivo. Fale com Ele agora.  

Refletir & Orar

Quais preocupações consomem seus pensamentos hoje? Ao falar com Deus sobre essas preocupações, em quais bons pensamentos você pode se concentrar sobre Ele?
Pai, somos gratos por nos encorajares com pensamentos nobres a Teu respeito. Direciona-nos a ti.