Deus das profundezas

Bíblia em um ano: Jó 41–42; Atos 16:22-40

Ali está o oceano, vasto e imenso, […] e o Leviatã, que criaste para brincar no mar. Salmo 104:25,26

Escritura de hoje:

Um biólogo marinho afirmou: “No profundo mar, em cada amostra retirada, descobre-se uma nova espécie”. Recentemente, em apenas um ano, os cientistas identificaram 1.451 novos tipos de vida submarina. Não conhecemos nem metade do que há lá embaixo. Em Jó 38–40, Deus revisou a Sua criação. O Senhor destacou as maravilhas do tempo, a vastidão […]

Um biólogo marinho afirmou: “No profundo mar, em cada amostra retirada, descobre-se uma nova espécie”. Recentemente, em apenas um ano, os cientistas identificaram 1.451 novos tipos de vida submarina. Não conhecemos nem metade do que há lá embaixo.

Em Jó 38–40, Deus revisou a Sua criação. O Senhor destacou as maravilhas do tempo, a vastidão do cosmos e a variedade de criaturas em seus habitats. Essas são as coisas que podemos observar. Deus também falou do misterioso Leviatã —, uma criatura diferente, com couraça que repele arpões (41:7,13), enorme força, forma perfeita (v.12), e dentes aterrorizantes (v.14). Da boca saem chamas de fogo e as narinas dele soltam fumaça (vv.19,20). “Não há nada na terra semelhante a ele…” (v.33).

Esta é uma criatura que jamais vimos. Isso é tudo? Não! O objetivo desse capítulo é ampliar nossa compreensão do surpreendente caráter de Deus. O salmista expandiu: “Ali está o oceano, vasto e imenso, […] e o Leviatã, que criaste para brincar no mar” (104:25,26). Após a aterrorizante descrição em Jó, aprendemos que Deus criou um cercado para a terrível criatura. O Leviatã diverte-se.

Temos o presente para explorar o oceano e a eternidade para explorar as maravilhas de nosso magnífico, misterioso, lúdico e poderoso Deus.

Por:  tim gustafson

Refletir & Orar

Senhor, criaste um mundo maravilhoso e a cada dia novas coisas revelam mais sobre ti.
Ao conhecermos mais sobre a criação, aprendemos ainda mais sobre o nosso Criador.