Lado a lado

Bíblia em um ano: 2 Crônicas 25–27; João 16

É melhor serem dois que um, pois um ajuda o outro a alcançar o sucesso. Eclesiastes 4:9

Escritura de hoje:

Antigamente, uma cidade com os muros derrubados revelava um povo derrotado, exposto ao perigo e vergonha. Por isso, os judeus reconstruíram os muros de Jerusalém, trabalhando lado a lado, como lemos em Neemias 3. Num primeiro olhar, o capítulo pode parecer um relato cansativo sobre quem fez o quê na reconstrução. Porém, uma leitura mais […]

Antigamente, uma cidade com os muros derrubados revelava um povo derrotado, exposto ao perigo e vergonha. Por isso, os judeus reconstruíram os muros de Jerusalém, trabalhando lado a lado, como lemos em Neemias 3.

Num primeiro olhar, o capítulo pode parecer um relato cansativo sobre quem fez o quê na reconstrução. Porém, uma leitura mais atenta destaca como as pessoas trabalharam juntas. Sacerdotes ao lado de governantes. Perfumistas ajudando tanto quanto ourives. Quem vivia em cidades vizinhas veio ajudar. Outros fizeram reparos em frente às suas casas. As filhas de Salum trabalharam ao lado dos homens (v.12), e pessoas consertaram dois espaços, como os homens de Tecoa (vv.5,27).

Duas coisas se destacam. Primeiro: todos trabalharam por um objetivo comum. Segundo: todos foram elogiados por participarem, não pelo muito ou pouco que tinham feito comparado aos outros.

Hoje vemos famílias arruinadas e uma sociedade doente. Mas Jesus veio para construir o reino de Deus através da transformação de vidas. Podemos ajudar a reconstruir nossa vizinhança mostrando aos outros que podem achar esperança e vida nova em Jesus. Todos nós temos algo a fazer. Então, lado a lado, façamos a nossa parte — grande ou pequena — para criarmos uma comunidade de amor onde as pessoas podem encontrar Jesus.

Por:  Keila Ochoa

Refletir & Orar

Senhor, ajuda-me a trabalhar com os outros, lado a lado, demonstrando amor e levando-os a Jesus.
Trabalhemos juntos na edificação do reino de Deus.