Antes do começo

Bíblia em um ano: 1 Reis 16–18; Lucas 22:47-71

…porque me amaste antes mesmo do princípio do mundo. João 17:24

Escritura de hoje:

“Mas, se Deus não tem início nem fim e sempre existiu, o que Ele fazia antes de nos criar? Como investia o Seu tempo?” Alguns alunos precoces da Escola Dominical sempre fazem essa pergunta quando falamos sobre a natureza eterna de Deus. Eu costumava responder que isso era um mistério. Mas, recentemente descobri que a […]

“Mas, se Deus não tem início nem fim e sempre existiu, o que Ele fazia antes de nos criar? Como investia o Seu tempo?” Alguns alunos precoces da Escola Dominical sempre fazem essa pergunta quando falamos sobre a natureza eterna de Deus. Eu costumava responder que isso era um mistério. Mas, recentemente descobri que a Bíblia nos dá uma resposta a essa pergunta.

Quando Jesus ora ao Seu Pai em João 17, diz: “Pai, […] porque me amaste antes mesmo do princípio do mundo” (v.24). Este é Deus, como Jesus nos revelou: antes de o mundo ter sido criado, Deus era a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) — todos amando um ao outro e sendo amados. Quando Jesus foi batizado, Deus enviou o Seu Espírito na forma de uma pomba e disse: “Este é meu Filho amado, que me dá grande alegria” (Mateus 3:17). O aspecto mais fundamental da identidade de Deus é este amor, amplo e vivo.

Que verdade amorosa e encorajadora sobre o nosso Deus! O amor mútuo e amplo expresso por cada membro da Trindade — Pai, Filho e Espírito Santo — é a chave para entender a natureza de Deus. O que Deus, o Pai, estava fazendo antes do início dos tempos? O que Ele sempre faz; Ele estava amando porque Ele é amor (1 João 4:8), e essa imagem nos ajuda a entender o que isso significa.

Por:  Amy Peterson

Refletir & Orar

Deus, obrigado por Teu amor transbordante e de autoentrega.
Somos criados à imagem do Deus que nos ama e se relaciona conosco.