Julgando as origens

Bíblia em um ano: 2 Samuel 3–5; Lucas 14:25-35

Então, o Espírito do Senhor veio sobre Jefté… v.29

Escritura de hoje:

Para conhecer alguém melhor, costumamos perguntar: “De onde você é?”. Porém, para muitos, a resposta é complicada. Nem sempre queremos dar os detalhes. No livro de Juízes, Jefté talvez não desejasse responder essa pergunta. Seus meios-irmãos o tinham expulsado da cidade, Gileade, por causa de suas origens “questionáveis”, “…pois é filho de outra mulher”, declararam […]

Para conhecer alguém melhor, costumamos perguntar: “De onde você é?”. Porém, para muitos, a resposta é complicada. Nem sempre queremos dar os detalhes.

No livro de Juízes, Jefté talvez não desejasse responder essa pergunta. Seus meios-irmãos o tinham expulsado da cidade, Gileade, por causa de suas origens “questionáveis”, “…pois é filho de outra mulher”, declararam (v.2). O texto diz claramente: que “sua mãe era uma prostituta” (v.1).

Mas Jefté era um líder natural, e, quando uma tribo hostil iniciou uma briga com Gileade, quem o tinha expulsado, de repente, o queria de volta. “Venha e seja nosso comandante!”, disseram (v.6). Mas Jefté lhes disse: “Não são vocês os mesmos que me odiavam e que me expulsaram da casa de meu pai?” (v.7). Após ter a garantia de que as coisas seriam diferentes, ele concordou em liderá-los. As Escrituras nos dizem: “Então, o Espírito do Senhor veio sobre Jefté…” (v.29). Pela fé, Jefté os levou a uma grande vitória. O Novo Testamento o menciona em sua lista de heróis da fé (Hebreus 11:32).

Com muita frequência, Deus parece escolher as pessoas mais improváveis para realizar o Seu trabalho, não é? Não importa de onde somos, como chegamos até aqui ou o que já fizemos. Importa que respondamos com fé ao Seu amor.

Por:  Tim Gustafson

Refletir & Orar

Senhor, que conforto saber que não demonstras favoritismo baseado em nossa origem. Nossa herança está em ti, pois fomos adotados em Tua família.
Contudo, muitos primeiros serão os últimos, e muitos últimos serão os primeiros. Mateus 19:30