A Via Dolorosa

Bíblia em um ano: 1 Samuel 15–16; Lucas 10:25-42

…a vontade de Deus era que fôssemos santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, de uma vez… v.10

Escritura de hoje:

Durante a Semana Santa, lembramos os últimos dias antes da crucificação de Jesus. O caminho por onde Jesus seguiu pelas ruas de Jerusalém até a cruz é conhecido hoje como a Via Dolorosa. Mas o escritor de Hebreus viu o caminho que Jesus percorreu como mais do que apenas um caminho de tristezas. O percurso […]

Durante a Semana Santa, lembramos os últimos dias antes da crucificação de Jesus. O caminho por onde Jesus seguiu pelas ruas de Jerusalém até a cruz é conhecido hoje como a Via Dolorosa.

Mas o escritor de Hebreus viu o caminho que Jesus percorreu como mais do que apenas um caminho de tristezas. O percurso de sofrimento que Jesus, de bom grado, fez até o Gólgota, criou “um caminho novo e vivo” até a presença de Deus (v.20).

Por séculos, o povo judeu buscou entrar na presença de Deus através de sacrifícios de animais e pelo respeito à Lei. Contudo, “A lei constitui apenas uma sombra, um vislumbre das
coisas boas por vir, mas não as coisas boas em si mesmas […]. Pois é impossível que o sangue de touros e bodes remova
pecados” (vv.1,4).

A jornada de Jesus pela Via Dolorosa levou-o à Sua morte e ressurreição. Por causa do Seu sacrifício, podemos ser santificados quando confiamos nele para o perdão de nossos pecados. Mesmo não sendo capazes de seguir a Lei com perfeição, podemos nos aproximar de Deus sem medo, plenamente confiantes de que somos bem-vindos e amados (vv.10,22).

A Via Dolorosa de Cristo abriu para nós um caminho novo e vivo até Deus.

Por:  Amy Peterson

Refletir & Orar

Jesus, obrigado por andares pela Via Dolorosa e fazeres para nós um caminho para nos reconciliarmos com Deus.
O sacrifício de Cristo foi o que Deus desejou e que o nosso pecado demandou.