O Café Rendezvous em Londres tem iluminação agradável, sofás confortáveis e o aroma de café no ar. O que ele não tem são os preços. Começou, originalmente como um projeto de uma igreja local, mas o lugar foi transformado um ano depois que começou. Os gerentes sentiram que Deus os chamava para fazer algo radical, “oferecer um menu grátis”. Hoje você pode pedir um café, bolo, ou sanduíche sem custo. Não há sequer uma caixa de doação. Tudo é um presente.

Perguntei ao gerente o porquê de serem tão generosos. “Estamos apenas tentando tratar as pessoas como Deus nos trata”, disse ele. “Deus nos dá quer o agradeçamos ou não. Ele é generoso conosco além do que podemos imaginar.”

Jesus morreu para nos livrar de nossos pecados e reconciliar-nos com Deus. Ele se levantou do túmulo e está vivo agora. Por isso, cada coisa errada que fizemos pode ser perdoada, e podemos ter uma nova vida hoje (Efésios 2:1-5). E uma das coisas mais incríveis sobre isso é que é tudo gratuito. Não podemos comprar a nova vida que Jesus oferece. Não podemos nem doar para custear o gasto (vv.8,9). É tudo um presente.

À medida que aquelas pessoas servem seus bolos e cafés, demonstram aos outros um vislumbre da generosidade de Deus. Foi-nos oferecida a vida eterna gratuitamente porque Jesus já pagou essa dívida.