Ser ensinável!

Bíblia em um ano: Isaías 30–31, Filipenses 4

…aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. v.11

Escritura de hoje:

Casey Seymour foi um bem-sucedido jogador e técnico de futebol. Ele observa que todos em seu time odeiam correr a toda velocidade os 100 metros, dez vezes, e com o mínimo de descanso, antes de sair de campo. Se não conseguem fazer isso num tempo pré-determinado, devem correr novamente.

Casey Seymour foi um bem-sucedido jogador e técnico de futebol. Ele observa que todos em seu time odeiam correr a toda velocidade os 100 metros, dez vezes, e com o mínimo de descanso, antes de sair de campo. Se não conseguem fazer isso num tempo pré-determinado, devem correr novamente.

Os jogadores não gostam — até o dia do jogo, quando descobrem que podem jogar com plena capacidade, toda a partida. O esforço é recompensado com a vitória!

O apóstolo Paulo usou metáforas de treinamento e competição em suas cartas. Quando foi missionário dos gentios, submeteu-se às instruções e disciplina de Deus, em meio ao sofrimento e dificuldades. Na carta aos Filipenses 4, ele disse duas vezes: “aprendi” (vv.11,12). Para Paulo e para nós, seguir a Jesus é um processo de aprendizado que dura por toda a vida.

No dia em que somos salvos ainda não estamos espiritualmente maduros, assim como o atleta juvenil ainda não está preparado para ser profissional. Crescemos na fé ao permitir que Deus nos conceda poder, por Sua Palavra e pelo Espírito Santo, para servi-lo.

As dificuldades ensinaram Paulo a servir bem a Deus — e também nos ensinam. É desagradável, mas gratificante! Quanto mais dispostos estivermos a aprender, mais amadurecidos nos tornaremos. Como membros do time de Cristo, sejamos ensináveis.

Refletir & Orar

A obra de Deus em nós não termina quando recebemos Cristo — apenas começa.