Dalton Conley, sociólogo renomado, e sua esposa pediram permissão legal para mudar o nome do seu filho, de cinco anos, para Yo Xing Heyno Augustus Eisner Alexander Weiser Knuckles Jeremijenko-Conley. Na verdade, a maior parte desse nome já lhe pertencia — mas seus pais acrescentaram mais três. Eles tinham razões específicas para cada um deles.

Creio que Deus tem razões específicas para os nomes que foram incluídos na genealogia registrada no início do evangelho de Mateus. Pode parecer uma lista longa e cansativa de nomes sem significado, mas eles servem pelo menos dois propósitos. Primeiro, apresentam um quadro no qual os verdadeiros hebreus podiam estabelecer as raízes de sua família e manter a pureza religiosa contra outras influências. Segundo, os nomes refletem a obra soberana do Senhor. Revelam os relacionamentos de Deus no passado, os quais resultaram no nascimento do Messias. O Senhor usou todo tipo de pessoas para a linhagem de Jesus — fazendeiros, reis, uma prostituta, adúlteros, mentirosos. Quando lemos essa lista, somos lembrados da fidelidade de Deus.

Quando você pensar no fato de que faz parte da família de Deus, pela fé em Cristo, lembre-se da fidelidade do Senhor em relação a você e o desejo que Ele tem de usá-lo para cumprir os Seus propósitos.