Embaixada de Deus

Bíblia em um ano: 2 Samuel 1-2; Lucas 14:1-24;

Quando oferecer um banquete ou jantar […] convide os pobres […] você será recompensado… vv.12-14

Escritura de hoje: Lucas 14:7-14

Ludmilla, uma viúva de 82 anos, declarou que sua casa na República Tcheca era uma “Embaixada do Reino dos Céus”, dizendo: “Minha casa é uma extensão do reino de Cristo”. Ela recebe estranhos e amigos que sofrem e precisam de hospitalidade, às vezes provendo comida e abrigo, sempre com compaixão e orações. Ela confia no Espírito Santo para ajudá-la a cuidar de seus visitantes e se alegra com a maneira como Deus responde às suas orações.

Ludmilla serve a Jesus ao abrir sua casa e seu coração, diferentemente do proeminente líder religioso em cuja casa Jesus comeu num sábado. Jesus disse ao mestre da lei que ele deveria receber “os pobres, os aleijados, os mancos e os cegos” em sua casa — e não aqueles que poderiam “lhe retribuir” (Lucas 14:13). Embora as observações de Jesus impliquem que o fariseu tenha recebido Jesus por orgulho (v.12), Ludmilla, tantos anos depois, convida as pessoas à sua casa para que ela possa ser “um instrumento do amor de Deus e Sua sabedoria”.

Servir os outros com humildade é uma forma de sermos “representantes do reino dos céus”, como diz Ludmilla. Quer possamos ou não prover uma cama para estranhos, podemos colocar as necessidades dos outros antes das nossas, de maneiras diferentes e criativas. Como estenderemos o reino de Deus em nossa parte do mundo hoje?

Refletir & Orar

Como você acha que o fariseu reagiu quando Jesus lhe disse para agir de forma diferente?
Jesus, sou grato por cuidares dos necessitados. Ajuda-me a ser mais como Tu és, e a demonstrar o Teu amor ao próximo.