Trabalhar de casa  é algo que a maioria de nós provavelmente tem feito em um esforço para minimizar a propagação do COVID-19 em nossas comunidades.

Isso significa que nosso trabalho e nossa vida doméstica estão agora entrelaçados. Estamos trabalhando em um ambiente cheio de conforto — um sofá confortável, Netflix na ponta de nossos dedos, ou fazendo viagens intermináveis à nossa geladeira procurando lanches.

É tentador afrouxar e relaxar quando ninguém está observando. No entanto, as Escrituras dizem que devemos trabalhar com todo o nosso coração, como se trabalhássemos para o Senhor e não para os homens (Colossenses 3:23). Então, como honramos o que as Escrituras dizem, mantendo um saudável equilíbrio entre vida pessoal e profissional?

Para lhe ajudar com isso, montamos uma lista de dicas práticas que, com sorte, nos ajudarão a ter um trabalho que seja produtivo e benéfico.

Pode ser tentador trabalhar de pijama. Ele é macio e aconchegante, mas pode enganar nosso cérebro para pensar que ainda estamos em modo soneca. Por que não trocar nossos pijamas por roupas confortáveis, como calças casuais ou bermudas, com uma camiseta (jogue um belo cardigã se estiver frio na sua parte do mundo)? O simples ato de trocar de roupa pela manhã, retirar o pijama e vestir uma roupa para seu ambiente doméstico de trabalho cria uma separação mental da hora de dormir e do trabalho, preparando assim sua mente para o dia produtivo pela frente.

Trabalhar em casa pode significar que agora somos capazes de realizar nossos sonhos de trabalhar na cama. Que felicidade! No entanto, estar deitado na cama cercado por travesseiros e cobertores pode nos levar para a terra dos sonhos mais rápido do que podemos arquivar aquele relatório muito importante para nossos gestores. Em vez disso, por que não criar uma estação de trabalho que permitirá maior produtividade? Uma mesa de jantar pode ser convertida em uma estação de trabalho. Outra alternativa seria comprar ou emprestar uma mesa e uma cadeira dobráveis e colocá-los em um canto da sua casa.

Agora estamos passando um tempo maior em casa, então também está ficando mais difícil ignorar as inúmeras tarefas domésticas que precisam ser atendidas, bem como as intermináveis distrações que espreitam em cada canto. Involuntariamente ou não, acabamos fazendo múltiplas tarefas, seja dobrando roupas entre respostas a e-mails, secando louças enquanto esperamos uma reunião do Zoom começar, ou até mesmo assistindo o último episódio de uma série na Netflix em segundo plano enquanto trabalhamos. 

Antes que percebamos, gastamos uma grande parte do nosso tempo em tarefas domésticas e distrações, e ainda não tocamos em nenhum trabalho. E se reservássemos intervalos de tempo dedicados todos os dias para lavar nossas roupas, bem como gastar em atividades de lazer, deixando-nos com o resto do dia para focarmos em fazer nosso trabalho? Vamos fazer o que normalmente faríamos no trabalho e não tentar dar desculpas a nós mesmos.

Além de mudar e criar um espaço de trabalho dedicado, ajustar-se ao trabalho em casa pode exigir que mudemos intencionalmente a maneira como falamos com nossos colegas, que agora estão presos de forma semelhante em suas respectivas casas;  todos nós provavelmente ansiando por esse “toque humano”. Por que não trocar e-mails e conversas do Google Hangout por uma chamada de vídeo de cinco ou dez minutos, para discutir ideias de trabalho ou verificar como está indo seu dia ou semana? Ouvir uma voz humana faz uma boa mudança em nosso longo e solitário dia.

O home office pode parecer divertido no início, mas pode começar a se desgastar depois de semanas. Para alguns de nós, nossa situação pode não ser a mais ideal. Alguns podem estar em um ponto de ruptura tendo que cuidar simultaneamente de filhos pequenos, ou podem estar se sentindo claustrofóbicos de trabalhar em aposentos apertados. 

Logo, quando trabalhar em casa começa a parecer um pesadelo, e sem fim à vista, as coisas podem ficar esmagadoras. Em tempos como estes, por que não passar alguns minutos levando nossa ansiedade a Deus e orar pedindo Sua força para nos conduzir em meio a esse desafio? Deus ouve nossas orações e promete nos dar Sua paz (Filipenses 4:6,7).

Em tudo que fizerem, trabalhem de bom ânimo, como se fosse para o Senhor, e não para os homens. – Colossenses 3:23

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais