Passei grande parte de minha vida lecionando em instituições de ensino cristão, o que foi um grande privilégio. Infelizmente porém, muitos alunos testemunharam que os anos passados estudando a Bíblia e as maravilhosas verdades sobre Deus foram espiritualmente áridos. À medida que suas mentes se enchiam de conhecimentos, o coração deles se tornava insensível a Jesus. Achavam difícil orar e louvar com alegria. Algo está seriamente errado quando o conhecimento sobre Deus aumenta, mas não produz corações cheios de alegria e gratidão a Deus.

O Salmo 100 é um salmo de louvor interessantíssimo. É dividido em duas partes, mas ambas abordam o mesmo assunto. A base do louvor é o conhecimento, e o verdadeiro conhecimento de Deus deve nos conduzir à verdadeira adoração a Deus.

O salmo começa com três convites para louvar a Deus: “Aclamem ao SENHOR” (Salmo 100:1), “sirvam ao SENHOR com alegria” (v.2), e “apresentem-se diante dele com cânticos” (v.2). Por que Deus merece o nosso louvor? O versículo 3 nos dá três motivos. Primeiro, Ele é o nosso Criador. Não teríamos vida a não ser por Ele. Segundo, nós somos o Seu povo. Ele é o nosso Redentor. Ele nos fez pertencer a Ele ao nos comprar com o sangue do Seu Filho (1 Pedro 1:18-19). Terceiro, Ele é o nosso Pastor, que nos alimenta, protege e guia.

A segunda parte do salmo (100:4-5) repete a importante verdade de que o verdadeiro conhecimento de Deus conduz ao perfeito louvor. Mais uma vez, temos um apelo às ações de graça e cânticos de louvor (v.4). O versículo 5 começa com uma palavra importante, “Pois”. Novamente, temos três razões para o louvor. A nossa gratidão é alicerçada em nosso conhecimento sobre o carácter de Deus. Ele é bom. Ele é amoroso. Ele é fiel. Essas verdades maravilhosas tornaram-se perfeitamente conhecidas para nós quando Deus se tornou homem no Senhor Jesus.

Há duas coisas importantes para aprendermos nesse salmo. Primeiro, qualquer adoração a Deus que não se baseie no verdadeiro conhecimento de Deus é vazia e sem sustentação. Jesus disse. “Pois Deus é Espírito, e é necessário que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” (ênfase do autor). Qualquer adoração não alicerçada no verdadeiro conhecimento não honra e nem glorifica o nosso grande Deus e Salvador.

Segundo, o propósito do conhecimento de Deus é que isso conduz à verdadeira e alegre adoração a Deus. Não há valor espiritual se simplesmente lermos e estudarmos sobre Deus e Sua Palavra sem que haja transformação em nosso coração e vida. Oro para que leiamos e reflitamos sobre a Palavra de Deus, e que possamos desenvolver maior amor por Deus e pelos outros.

Reflita

  1. O que você pode fazer para evitar que o seu estudo da Palavra de Deus se torne espiritualmente árido e incapaz de transformar a sua vida?
  2. Deus merece o nosso louvor porque Ele é o nosso Criador, Redentor e Pastor. Qual dessas três distinções de Deus você quer honrar hoje? Por quê?
  3. Compartilhe uma canção que o ajudou a adorar a Deus em espírito e em verdade. Se for possível, cantem juntos.

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais