Venha o Teu Reino — a consumação

Consumar é o ato de finalizar algo. Apresentar em forma plena. Consumamos acordos, alianças e tarefas. Jesus consumou a vontade do Pai de ser o Cordeiro santo apresentado para o sacrifício (JOÃO 19:30). Mas ainda há algo que não foi consumado: o Reino de Deus. Não o vivemos de forma plena, mas precisamos desejá-lo sem medo. O rei deste Reino esteve entre nós (LUCAS 17:20-21), mostrando-nos como viver de acordo com o Seu plano, mas o rejeitamos. Sua pregação não tinha a intenção de promover o terror de Sua vinda e juízo de Deus. Mas gerar temor (reverência), gratidão, amor e arrependimento (MARCOS 1:15). Para aqueles que creem na Palavra, a vinda de Cristo não será uma surpresa como a de um ladrão invadindo uma casa (1 TESSALONICENSES 5:4). Mas sim a de um noivo recebendo sua noiva adornada no dia de seu casamento (APOCALIPSE 20:7-8). Essa precisa ser nossa esperança. Como Sua noiva, receber o Cristo santo, já adornada de atos de justiça, pureza e santidade. Ser como Ele é, precisa ser nosso maior desejo ao clamarmos: Venha o Teu Reino!

Falando sobre o assunto

Falar sobre a vinda do Senhor é um dos assuntos básicos da fé cristã (HEBREUS 6:1-3), não pode ser negligenciada. Temos o conhecimento de que Cristo é a peça central do plano de Deus, desde a fundação do mundo, para redimir todas as coisas que foram corrompidas. Entendemos também o privilégio de fazermos parte desse plano contribuindo com a transformação e redenção da sociedade por meio da vivência prática e diária do evangelho do Reino. Carregamos algo diferente. Cada um com sua vocação, chamado e propósito dispõe da capacidade e dever de influenciar todas as áreas e pessoas que estão ao redor. Por isso devemos demonstrar ao nosso próximo toda a verdade da Palavra, os valores de um Reino justo, o propósito da criação e a esperança que nos move. Isso é clamar pelo Reino.

Ao compreendermos essa tarefa, cumprimos a vontade de Deus de estabelecer plenamente Seu Reino fundamentado na fé, amor e santidade. Podemos, portanto, antecipar a glória que a vinda futura de Cristo trará. Com nossa mente e coração transformados seremos a Noiva pronta, adornada de atos de justiça aguardando o Noivo no grande dia (APOCALIPSE 20:7-8). Quando desenvolvemos essa mentalidade de que já podemos experimentar e manifestar o Reino de Deus aqui e agora, não sentimos medo da consumação e vinda repentina de Cristo. Muito menos sentimos medo de falar sobre esse assunto.

Os que creem são iluminados pela verdade e feitos filhos da Luz, que é Deus (EFÉSIOS 1:18). Precisamos entender essa esperança que nos foi concedida, pois ela dita o modo como vivemos nossa missão e vocação na Terra, como proclamamos o Reino e nos relacionamos com Deus e o próximo. Se não temos esperança, somos aprisionados pelas mentiras do Maligno e do mundo.

O nosso desejo pela vinda plena do Reino de Deus precisa ser, primordialmente, a de se tornar puro como Ele é (1 JOÃO 3:2). Nós que aguardamos com grande expectativa o estabelecimento final do propósito eterno, devemos ter como combustível a santificação e a busca por sermos semelhantes a Cristo todos os dias (2 PEDRO 3:13-14). Pois o Seu Reino é justo e santo.

Veja, por muitos anos temos ouvido sobre a consumação dos séculos com medo e terror ao invés de nos alegramos com essa esperança. Não a esperança no sentido de sermos tirados dessa Terra o mais rápido possível por não aguentamos mais tanta aflição. Mas a esperança de sermos finalmente perfeitos e santo como Jesus é. E quando Ele vir, isso não será uma surpresa temerosa para nós (1 TESSALONICENSES 5:1-4), pois, mesmo sem saber o dia e a hora, temos nos apropriando do Seu caráter, pureza, valor e autoridade ao longo do tempo. Sendo assim, estamos nos vestindo para o nosso casamento com Ele, onde haverá festa e alegria. Aguardamos o Noivo que reina eternamente!

Onde encontrar na Bíblia?

2 PEDRO 3:10-13 – Contudo, o dia do Senhor virá como um ladrão. Os céus desaparecerão com terrível estrondo, e até os elementos
serão consumidos pelo fogo, e a terra e tudo que nela há serão expostos. Visto, portanto, que tudo ao redor será destruído,
a vida de vocês deve ser caracterizada por santidade e devoção, esperando o dia de Deus e já antecipando sua vinda. Nesse dia, ele incendiará os céus, e os elementos se derreterão nas chamas. Nós, porém, aguardamos com grande expectativa os novos céus e a
nova terra que ele prometeu, um mundo pleno de justiça.

Questões para debate

1. Qual tem sido nossa esperança ao desejar a vinda de Cristo? E para cumprir nossa vocação?
2. Por que ainda temos medo da volta de Cristo e de falar sobre ela?
3. O que você tem feito para se tornar santo como Ele é?

Oração

Senhor, oro para que meu coração seja iluminado por ti, a fim de que eu compreenda a esperança concedida àqueles que creem em Jesus e a rica e gloriosa herança que Ele trouxe a Teu povo santo. Também oro para que eu possa entender a grandeza insuperável do Teu poder e amor para comigo. O mesmo poder grandioso que ressuscitou Cristo dos mortos e o fez sentar-se no lugar de honra, à direita de Deus, nos domínios celestiais. Amém. (EFÉSIOS 1:18-20).

Brunna Marques
Geografia — Jesus na UFPR