Vencendo a própria morte

O hino Porque Ele vive é um dos mais conhecidos da an ga Harpa Cristã, mesmo sendo, de certo modo, “recente”. Composto na década de 1970 por William J. Gaither e sua esposa Gloria Gaither, esse hino é um dos mais tradicionais na igreja brasileira. Essa canção fala de Deus enviando Seu lho para morrer por nós, e de como a ressurreição de Cristo nos traz a esperança do amanhã que virá.

Falando sobre o assunto

O amor ressuscitou

“Porque Ele vive, eu posso crer no amanhã”. Esse refrão tem sido entoado nos últimos 40 anos em praticamente todas as igrejas do nos- so país. Ele é tão tradicional que as palavras parecem fluir da nossa boca, e muitas vezes cantamos de maneira tão automática que nem re e mos sobre o que estamos declarando.

Como o hino é americano, existem algumas traduções diferentes, entretanto a mensagem da música é a mesma. Na primeira estrofe, somos apresentados ao maravilhoso fato de Deus ter mandado Seu lho Jesus para morrer em nosso lugar.

É muito fácil nos acostumarmos com essa verdade, e esquecermos do quão profundo e maravilhoso esse ato de amor é. Existe um Deus, que além de ser o Todo-poderoso, o Criador de todo o Universo, é bom e nos ama. Imagine, por um instante, se Deus fosse indiferente em relação a nós…

Agradeça o amor do Senhor ao ter enviado Seu lho para morrer em nosso lugar. Mas como o hino nos lembra, o sepulcro vazio está, pois Ele vive! A morte não pôde conter Jesus. Ele ressuscitou!

A certeza da vida eterna

É também na ressurreição de Cristo, e não somente na morte dele, que se baseia a nossa fé. Muitos já morreram e foram martirizados, seja pelo evangelho ou outras crenças, mas somente Jesus não tem um túmulo a ser visitado. Seu corpo não está enterrado em algum lugar. Ele está vivo à direita do Pai para ser adorado.

Isso é o que nos traz a certeza de que podemos crer no amanhã. Se acordarmos, é para nos relacionarmos com o Deus vivo que con nua nos amando e para vivermos em constante adoração. Se morrermos, temos a certeza de que se Cristo venceu a morte, e por isso também venceremos, e ressuscitaremos com Ele para a glória eterna (1 TESSALONICENSES).

Por isso devemos crer na ressurreição de Jesus em todo tempo. Ela nos dá um motivo para viver e para morrer. Ela nos dá a certeza de que há sempre um amanhã. Afinal, como o apóstolo Paulo diz: “E, se Cristo não ressuscitou, nossa pregação é inútil, e a fé que vocês têm também é inútil” (1 CORÍNTIOS 15:14).

Questões para debate

  1. Você crê verdadeiramente na vida eterna? O que lhe dá a certeza dela?

  2. Como crer que Jesus ressuscitou afeta a sua vida?

  3. Sua vida reflete o relacionamento com o Deus vivo?

Oração

Jesus, obrigado por ter morrido em meu lugar. Eu te agradeço porque sei que quando enfrentar a morte, o Senhor me trará vitória. Sei que sou falho, mas a vida que vivo é somente para relacionar-me con go. Amém!

Filippe de Castro

Engenharia Química — Jesus na UFPR