Conexão Universitária – Trabalhando a esperança

Mercado de trabalho. Não sei exatamente o que essas palavras significam para você — a realização de um sonho, a

possibilidade de fazer justiça, até mesmo de tentar mudar o mundo ou simplesmente o retorno financeiro para o sustento. Contudo,

isso é muito relevante porque a crença que você tem sobre algo acaba por determinar seus pensamentos e comportamentos.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

1 PEDRO 1:3-4

Todo louvor seja a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Por sua grande misericórdia, ele nos fez nascer de novo, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Agora temos uma viva esperança e uma herança imperecível, pura e imaculada, que não muda nem se deteriora, guardada para vocês no céu.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

No início de sua primeira carta, Pedro fala sobre uma viva esperança. E por que ele chama essa esperança de vida? A resposta está na frase anterior: ela não está baseada em um princípio, mas em uma pessoa. Quando comecei a faculdade, sabia que havia me comprometido com 6 anos de curso, que obviamente incluiriam escolhas que influenciariam o trabalho pelo qual optaria no futuro, mas isso fazia a perspectiva de o mundo profissional parecer um tanto quanto distante. Porém, o último ano chegou e trouxe com ele um sentimento misto em meu coração: a esperança se misturava com o medo. O mercado de trabalho me gera medo, pois existe dentro de mim uma crença, errada, de que a minha vida depende do meu sucesso na minha carreira profissional. Onde você coloca sua esperança, ali está sua confiança. Sem ter uma certeza sobre o que eu gostaria de fazer, a ansiedade tomou conta de mim, pois via o controle da situação escapar por dentre os meus dedos. A minha confiança estava em algo volúvel e frágil. Mas onde deveria estar então a minha confiança? Pedro nos mostra que a rocha inabalável sobre a qual eu devo colocar a minha esperança é a ressurreição de Cristo. Uma verdade imutável, na qual podemos nos apoiar totalmente, pois não depende de nós, mas da misericórdia de Deus. A nós só nos cabe a fé na obra de Cristo. Assim, nada poderá nos tirar tal esperança, visto que “Deus [nos] protege com seu poder até que [recebamos] essa salvação, pronta para ser revelada nos últimos tempos” (1 PEDRO 1:5). Isso, no entanto, não quer dizer que não haverá dificuldades. Elas podem aparecer como um “não” para o tão sonhado estágio, uma falta de respostas, uma quebra de expectativas quanto à sua escolha profissional ou até a indecisão sobre o que fazer. Mas suportem tudo isso, para a glória de Deus; porque a nossa alegria está exatamente na esperança viva: Cristo. Essa alegria duradoura é o que nos dará a força no momento da aflição. Não podemos gerir as circunstâncias, mas a nossa confiança deve estar naquele que detém as rédeas da história, Aquele que a está escrevendo. Por isso, descanse!

QUESTÕES PARA DEBATE

1. O que vem a sua mente quando você pensa no mercado de trabalho?

2. No que você tem colocado a sua confiança, e consequentemente, a sua esperança?

3. Como na prática você pode olhar para o mercado de trabalho com esperança e sem medo?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, pedimos-te que Tu venhas até o nosso coração e nos enchas com o Teu amor que lança fora todo medo.

Pedimos-te, também, que o Senhor seja a nossa rocha firme em quem depositamos a nossa esperança. Livra-nos, Pai, de colocarmos a esperança em nossa própria vaidade ou em qualquer outra coisa efêmera. Queremos confiar somente em ti! Em Teu poderoso nome oramos. Amém!

Jennifer Boeing

Medicina — Universidade Positivo