Tomando a Cruz

“E quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim”.

Mateus 10:38

Hoje nós vemos a cruz como o madeiro e grosseiro instrumento utilizado na morte de Jesus. Mas antes mesmo que seus seguidores tivessem a mínima idéia de que Jesus morreria desta forma, Ele falou sobre a cruz. Quando estava próximo ao Mar da Galiléia preparando Seus discípulos para alcançar “as ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mateus 10:6), Jesus lhes disse: “E quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim” (Mateus 10:38).

Os homens não associavam a cruz com a aproximação da morte de Jesus, mas eles sabiam o que uma cruz siginificava. As crucificações eram métodos de execução comuns naqueles dias. Os discípulos tinham uma imagem vívida da agonia, punição e miséria que a cruz representava. Tomar a cuz significava andar pela estrada mais difícil da vida.

Então, por que Jesus estava promovendo o carregar da cruz? Porque Ele queria discípulos que estivessem dispostos a enfrentar as dificuldades para servir Sua causa. Logo, Jesus seria morto e Seus seguidores levariam sozinhos a Sua mensagem. O comprometimento total dos discípulos seria necessário para resistir às forças que tentariam silenciar o evangelho.

O mesmo desafio nos é apresentado nos dias de hoje. Estamos dispostos a tomar a cruz e servir a Cristo negando-nos a nós mesmos? A tarefa é grande — mas sua recompensa é eterna. —JDB

Depois de tudo que Jesus fez por nós, como faremos menos do que lhe dar o nosso melhor?