“Não deixem que seu coração fique aflito. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar lugar para vocês e, quando tudo estiver pronto, virei buscá-los, para que estejam sempre comigo, onde eu estiver. Vocês conhecem o caminho para onde vou.” “Não sabemos para onde o Senhor vai”, disse Tomé. “Como podemos conhecer o caminho?” Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim. Se vocês realmente me conhecessem, saberiam quem é meu Pai.”
João 14:1-7

“Não pegue a via expressa!” Essa mensagem veio de minha filha um dia quando eu estava saindo do trabalho. O caminho para casa havia virtualmente se tornado um estacionamento. Comecei a tentar rotas alternativas, mas, depois de passar por engarrafamentos em outras estradas, desisti. A volta para casa teria que esperar até mais tarde aquele dia, então dirigi na direção oposta e fui a um evento esportivo em que minha neta estava envolvida.

Descobrir que nenhum caminho me levaria para casa me fez pensar nas pessoas que dizem que todos os caminhos conduzem a um relacionamento eterno com Deus. Alguns acreditam que o caminho da bondade e bom comportamento os levarão até lá. Outros escolhem o caminho das práticas religiosas.

Confiar nesses caminhos, no entanto, leva a um beco sem saída. Há apenas um caminho que conduz à eterna presença de Deus. Jesus esclareceu isso quando Ele declarou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim” (João 14:6). Ele estava revelando que morreria a fim de nos abrir o caminho para adentrarmos na casa de Seu Pai, na Sua presença e na vida verdadeira que Ele propicia hoje e eternamente.

Evite as estradas interditadas que não levam à presença de Deus. Em vez disso, creia em Jesus como Salvador, pois “quem crê no Filho de Deus tem a vida eterna” (João 3:36). E para aqueles que já creem nele, descanse no caminho que Ele forneceu.

Dave Branon

Perguntas para reflexão