Formação em Capelania na Segurança Pública

O curso Formação em Capelania na Segurança Pública — Assistência espiritual foi organizado em cumprimento ao Acordo de Cooperação celebrado em 20 de agosto de 2021, entre o MJSP/SENASP/PRÓ-VIDA e Ministérios Pão Diário, considerando o constante no processo nº 08020.000713/2021-80.

Este curso de formação, que nasceu de uma parceria entre o Ministérios Pão Diário e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, encontra-se alinhado aos princípios da gestão pública no contexto do Estado Democrático de Direito, fazendo jus ao princípio da laicidade do Estado. Desse modo, ao abordar os temas relacionados à espiritualidade e à religião no contexto das Organizações de Segurança Pública, os conteúdos propostos buscam fundamentação nas Ciências da Religião.

Programação

06/05/23 a 22/07/23

Carga horária

120 horas

Modalidade

On-line

Instrutores:

Ailton Sousa Bastos

Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, especialista em Planejamento e Gestão em Defesa Civil pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas FGV DF, Psicanalista Clínico pela Sociedade Psicanalítica Ortodoxa do Brasil, Pós Graduado em Saúde Mental pela Escola Brasileira de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz  FioCRuz Rio de Janeiro, Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Goiano, Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola de Educação Física do Exército no Rio de Janeiro.

Carlos André Medeiros Lamin

Coronel da PMESP, Mestre formado pelo Centro de Altos estudos de Segurança da PMESP (2019). É Coordenador Regional da Associação dos PMs de Cristo e Diretor de Proteção e Defesa Civil da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto – SP. Teólogo e Pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Mirassol-SP. É autor do livro “Projeto Polícia e Igreja” publicado por Publicações Pão Diário.

Dorcas Rodrigues Récaman

Doutorado em Ciências da Educação pela University Florida EEUU- FUUSA, Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Especialização em Coordenação Pedagógica-UFES- MEC, Especialização em Educação em Direitos Humanos ProEx-UFES, Especialista em Ensino das Séries Iniciais pela Universidade Federal do Espírito Santo Lato-sensu, Licenciada em Pedagogia-Orientação Educacional pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Eudóxio Mendes dos Santos Júnior

Doctor of Ministry pelo Reformed Theological Seminary (USA), Pós-graduado em Clinical Pastoral Education pela University of Tennesse (USA), Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, Campinas (SP), Membro da Junta Educacional Teológica (JET) Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Ezequiel Brasil Pereira

Especialista em Políticas Públicas (UFG), Especialista em Ciências Políticas (ETNIA-UNIFIL), Especialista em Capelania Militar e Policial (UNIMAUÁ DF), Bacharel em Teologia (Seminário Teológico Batista Goiano – STBG) Licenciatura em Filosofia (UFG). Advanced Leadership (Haggai International). Colaborador do Pão Diário Segurança Pública e autor da obra, Os Bastidores da Missão – Mobilização e Captação de Recursos – Publicações Pão Diário.

Glédston Campos dos Reis

Especialização em Capelania Militar e Policial (UniMauá – Centro Universitário),  Brasília-DF, Capacitação em Capelania Militar (UniEVANGÉLICA, Anápolis-GO), Especialização em Execução de Políticas de Segurança Pública, (Academia Nacional de Polícia, Brasília-DF), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (Universidade de Brasília  – UnB), Bacharel em Teologia (Faculdade Evangélica – FE, Brasília-DF), Bacharel em Direito ( Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – A.E.U.D.F).

Hudson Faria dos Santos

Especialização em Gestão de Serviços Executivos na Faculdade Cambury, Goiânia – GO, Pós-graduado em Avaliação Psicológica e Psicodiagnóstico pelo Centro Universitário Internacional Signorelli (Rio de Janeiro – RJ), Pós-Graduado em Capelania Militar e policial pela Faculdade Mauá, Bacharel em Teologia pelo SETECEB – Seminário Teológico Cristão Evangélico do Brasil (Anápolis – GO), Psicanalista ligado do Conselho Internacional de Psicanálise – Conipse, Capelão na Fundação Dom Pedro II.

Jorge Luís dos Santos Lacerda

Coronel Capelão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Pós-Graduado pela Escola Superior de Polícia da PMERJ (ESPM), Doutor em Teologia  pelo Seminário Betel de Mesquita/RJ (livre), Doutor Honoris Causa em Capelania Militar pelo Seminário Teológico Antioquia Internacional, Mestre em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional, Pós-graduado em Capelania pela AVM Faculdade Integrada, Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (Faculdade Batista/RJ), Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade do Rio de Janeiro (UERJ), Psicanalista Clínico pela Escola Fluminense de Psicanálise Clínica. Presidente Emérito da União dos Evangélicos da PMERJ (UEPMERJ). Autor dos Livros: As Virtudes que Todo Capelão Precisa Ter, As Parábolas de Jesus – um estudo indutivo baseado em perguntas e respostas, e Capelania Para Todos – Se é para Todos é para você Também.

Messias Valverde

Pós-doutorado em Ciências da Religião, Universidade Federal da Juiz de Fora (UFJF), Doutorado em Teologia, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE, BH), Mestrado em Ciências da Religião, Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Licenciatura em Letras, Universidade Iguaçu,( UNIG, RJ), Especialização em Administração da Educação , Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista – FATEO- SBC- SP.

Objetivos

Promover a formação básica de Capelania na Segurança Pública Assistência Espiritual, junto aos órgãos do Sistema Único de Segurança Pública – SUSP

Metodologia

O curso Formação em Capelania na Segurança Pública — Assistência espiritual será ofertado na modalidade EaD (online).

Cada disciplina será desenvolvida levando-se em conta o desenho instrucional abaixo:

  • Estudo por meio das videoaulas, disponibilizadas na plataforma;
  • Estudo por meio da leitura dos textos indicados;
  • Encontro síncrono, com aulas remotas;
  • Cumprimento das atividades avaliativas.

A mediação do processo de ensino-aprendizagem ocorrerá através da atuação do trabalho de tutoria, desenvolvido na plataforma, por meio da interação no Fórum de Dúvidas e dos feedbacks das atividades avaliativas.

Público-alvo

Profissionais de Segurança Pública e demais interessados.

Conteúdo programático

A espiritualidade como dado antropológico; cultivo da espiritualidade e qualidade de vida; pluralismo religioso no ambiente dos profissionais da Segurança pública; confessionalidade, respeito à diversidade religiosa.

Modelo brasileiro de Estado laico; pluralismo cultural e religioso; preceitos éticos aplicados à prestação de Assistência Religiosa e Espiritual.

Visão panorâmica dos órgãos do SUSP: destinação constitucional, estrutura orgânico-administrativa e cultura organizacional; normas de etiqueta; noções de cerimonial dos profissionais de Segurança Pública; principais demandas na área da Assistência Religiosa, Espiritual e da Educação Moral.

A organização do trabalho pedagógico; estratégias de ensino, de aprendizagem, de planejamento e avaliação; estudos em pequenos grupos; práticas metodológicas inovadoras em organizações de Segurança Pública; princípios e técnicas da comunicação não violenta; a educação para sensibilidade humana na profissão militar e policial.

Aconselhamento Espiritual, no contexto dos profissionais de Segurança Pública; escuta ativa; religião e saúde mental; considerações teóricas e práticas dos fundamentos e técnicas de psicoterapia e sua utilização na mediação e aconselhamento aplicados a casos e situações específicas da vida dos profissionais de Segurança Pública: casos de crise, situações de stress, luto, família, aposentadoria, depressão e suicídio, distúrbios de personalidade e de conduta, prevenção e enfrentamento da dependência química. Perfil, conduta e compromissos do conselheiro espiritual; projeto de vida e programa de mentoria.

Estudo das boas práticas de acolhimento, de cuidado e de assistência espiritual em diversas situações da vida humana; construção de um protocolo de aplicação das boas práticas na Assistência Espiritual aos profissionais de Segurança Pública e seus familiares, especialmente nas situações de; enfermidade, luto, cerceamento da liberdade, prevenção ao suicídio, prevenção e enfrentamento do alcoolismo e outras drogas.

Identificação, conhecimento e cadastramento de redes multiprofissionais de proteção, de cuidado e de Assistência Espiritual existentes no âmbito do SUSP e fora dele; conhecimento dos mecanismos de interação e cooperação adotados pelo PRÓ-VIDA em relação às redes de proteção, de cuidado e de Assistência Espiritual; apoio aos capelães institucionais; simulação de atendimento e prestação de socorro espiritual em situações de risco de morte.

Necessidade e importância do Projeto de Assistência Espiritual – PAE; fundamentos, bases e, ou referências do PAE; partes essenciais do PAE; natureza (administrativa, operacional, ensino, saúde, correicional), o efetivo e a rotina das unidades dos Órgãos de Segurança Pública como fatores condicionantes do PAE; elaboração, aprovação, implantação e avaliação do PAE; estudo de caso; construção do PAE; construção de um plano pessoal integrado de crescimento espiritual e de formação continuada.

Temos diversas instituições parceiras com desejo de fazer estágio e estabelecer parcerias em capelania. Ao final do período estágio, vamos recomendar áreas para que possam colocar em prática os ensinamentos aprendidos. O Estágio não é obrigatório, mas recomendado para melhor aproveitamento do curso.

  • O curso será todo desenvolvido de forma on-line. As aulas gravadas serão disponibilizadas na segunda-feira anterior à data do encontro síncrono.
  • No encontro síncrono, além da aula, teremos fóruns, atividades, salas de discussão e professores convidados.
  • As aulas e as gravações dos encontros síncronos ficarão disponíveis na plataforma para os alunos que não conseguirem participar do encontro síncrono.
  • Após realizar a prova final de forma satisfatória, o estudante receberá o Certificado de Conclusão do Curso de  Capelania, reconhecido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Encontro síncronos

Aula inaugural dia 06/05/23

14:45h - 17:00h

13/05/23

14:45h - 17:00h

20/05/23

14:45h - 17:00h

27/05/23

14:45h - 17:00h

03/06/23

14:45h - 17:00h

10/06/23

14:45h - 17:00h

17/06/23

14:45h - 17:00h

24/06/23

14:45h - 17:00h

01/07/23

14:45h - 17:00h

08/07/23

14:45h - 17:00h

15/07/23

14:45h - 17:00h

22/07/23

14:45h - 17:00h

29/07/23

14:45h - 17:00h

*Horário de Brasília

Apoiadores:

Contato:

Telefone:

(41) 98851-2894

Email:

atendimento@pdsp.com.br

Site:

pdsp.com.br