Conexão Universitária – Saúde mental

A saúde mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às situações e exigências da vida, e também a como ela concilia seus desejos, capacidade, sonhos, metas etc. A saúde mental diz respeito a estar bem consigo mesmo, enxergar-se de uma forma leve, ter sonhos e metas para seguir a vida de forma racional e emocional. O racional leva o indivíduo a entender o que se deve fazer e aquilo que quer fazer, já o emocional lida muito com as reações a situações inesperadas. Esse tema é muito debatido na psicologia, porém no meio cristão não tem sido visto com a mesma importância. É preciso que se leve a sério a saúde emocional com Jesus. O Senhor sempre leva os Seus seguidores a se enxergarem da forma como o Criador os enxerga, a agirem e a reagirem da forma que Jesus agiria.

ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

1 SAMUEL 16:7

O Senhor, porém, disse a Samuel: “Não o julgue pela aparência nem pela altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê as coisas como o ser humano as vê. As pessoas julgam pela aparência exterior, mas o Senhor olha para o coração”.

SALMO 17:8

Protege-me, como a menina de teus olhos; esconde-me à sombra de tuas asas.

FALANDO SOBRE O ASSUNTO

Pode-se trazer três pontos para falar sobre saúde emocional do ser humano: a

forma como a pessoa se enxerga, como age e como reage. Tais pontos falam muito sobre quem tem sido o referencial do indivíduo, pois quando alguém coloca Jesus como sua referência ela sempre buscará agir e ver como Jesus. Obviamente, nunca alguém será igual a Jesus, mas a busca por tornar-se mais parecido com Ele deve ser constante. A pessoa começa a procurar não apenas a agir como Jesus agiria, mas também a se enxergar como Jesus a vê. Não se trata apenas da maneira de enxergar o mundo, mas sim como enxergar a si mesmo.

Outro ponto a se levar em consideração é a forma como agir nas situações que exigem uma saúde emocional estável, como em conflitos, desafios, frustrações etc. Com Jesus em sua vida, a pessoa consegue olhar tais situações a partir da ótica do Reino. Assim, situações de desconforto não a “quebrarão”, pois ela será levada a se abrigar na presença de Deus, onde as brigas não a fazem “explodir”, e será encorajada a espalhar o amor de Cristo. A saúde emocional no cristão traz a dependência em Jesus, onde a pessoa busca sentir o que precisa ser sentido, porém com Cristo ao seu lado.

A reação das pessoas às situações difíceis pode demonstrar como ela está em e com Deus, como ela tem sido exposta aos dons do Espírito Santo. A saúde emocional trata muito sobre isso, se a reação inesperada expressa o reino de Deus ou não. Quando falamos de ação, nos referimos a algo pensado e planejado, o que torna mais fácil ter a atitude correta. Porém a reação não é algo planejado: ela demonstra a real intenção da pessoa, revela aquilo que há dentro dela, seja saudável ou não. Vale lembrar que a forma como a pessoa age ou reage não muda como Deus a vê ou altera Seu amor por ela, pois Ele nunca baseou o Seu amor na correspondência ou na performance dela. O ser criado não busca ser saudável emocionalmente para que Deus o ame, mas busca ser saudável para demonstrar o resultado desse amor em sua vida, e compartilha esse amor a outras pessoas por meio de seu estilo de vida, pelo testemunho manifestado.

QUESTÕES PARA DEBATE

  1. Como você se enxerga? Será que a visão de Deus é a mesma que a sua?
  2. Suas ações e reações tem espalhado o amor de Cristo? Em que você precisa melhorar?
  3. Seu domínio próprio está agradando a Deus? O que o leva a crer nisso?

ORAÇÃO

Deus, ensina-me a enxergar como Tu me enxergas, que eu use a ótica do Teu Reino para me ver “como a menina de teus olhos” (Salmo 17:8). Ajuda-me a corrigir minha visão tão deturpada pelo mundo. Deus, que as minhas ações e os meus sentimentos sejam  inspirados por ti. Possam as minhas ações espalhar o Teu amor e Tua mansidão. Sei que

tenho falhado nisso, pois minha carne é fraca. Contudo, com o Senhor, eu sei que posso melhorar. Agradeço-te por tudo que tens feito em mim! Em nome de Jesus. Amém!

Leonardo Araujo

Psicologia — One UNIFAESP

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais