Conexão Universitária – Santidade e pureza

Santidade e pureza

Santidade é aquilo que todos os cristãos devem buscar dia a dia: “…sejam santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que os chamou” (1 PEDRO 1:15). As Escrituras revelam que essa é a jornada dos “santos”, daqueles que estão conectados a Deus e pertencem ao Seu reino por meio de Jesus Cristo. A ideia de ser santo pode ser vista desde o Gênesis, quando Deus prepara um lugar especial para ter comunhão com o homem que criara, e se estende até nós, pois Jesus mesmo disse: “Eles não são deste mundo, como eu também não sou” (JOÃO 17:16). Contudo, como fazer da pureza um hábito, um estilo de vida? Sabe-se que na faculdade ser diferente é complicado, porque todos queremos ser aceitos; e convivendo diariamente com situações sedutoras, podemos normalizar o pecado. Jesus, enquanto homem, não se afastou das pessoas, mas se manteve separado da cultura deste mundo. Cristo é o exemplo de que é possível vencer o pecado assim como Ele venceu.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

1 PEDRO 1:15-16

Agora, porém, sejam santos em tudo que fizerem, como é santo aquele que os chamou. Pois as Escrituras dizem: “Sejam santos, porque eu sou santo”.

 

ROMANOS 12:1

Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo.




FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

Na Bíblia, a palavra santidade traduz os termos kadosh (hebraico) e hagios (grego) que significam “santo” ou “separado”; mas separado do quê? Do pecado, dos desejos da carne, da mentalidade errada e deturpada do mundo. Quando você escolhe ser separado, isso é o primeiro passo para ser santo. Dizemos que esta é a santidade posicional: quando o homem entende que precisa ser salvo, quando é convencido do pecado e se posiciona a viver em e para Jesus, entendendo que fora de Deus não há nada. Temos o primeiro degrau da santidade, pois tal reconhecimento posiciona o homem a viver de acordo com a vontade de Deus.

 

Após o primeiro passo desta jornada, iniciamos a santidade progressiva, isto é, as posturas decisórias em que o homem, dentro de suas responsabilidades, escolhe ser e agir com santidade em todo o tempo. Não sei se isto será uma surpresa para você, mas esse nível perdura toda a vida terrena. É preciso agir como santo, alterar a forma de viver. Mesmo buscando ser santos, ainda estamos sujeitos ao erro, contudo podemos ser aperfeiçoados em Cristo. Por isso é necessário crer nesta verdade: só se é santo a partir de Cristo, assim, quanto mais tempo convivemos com Jesus, mais parecidos com Ele nos tornamos. Logo, na estruturação de uma lógica aristotélica, quanto mais se é parecido com Jesus, mais aperfeiçoado na santidade se fica nele. A santidade progressiva é um longo percurso, mas recompensador. Uma jornada que com Jesus se torna leve e agradável, e já precisa ser vista como um fardo. Então, caso você a veja dessa forma, peça ao Espírito Santo que mude isso em seu coração, pois a vontade de Deus é que o homem seja separado — santo. Afinal, foi em um sacrifício vivo e puro que Ele convidou a humanidade à santificação.

 

Finalmente, um dia viveremos a santidade definitiva, a partir do momento em que nos encontraremos com Cristo. No Céu, a manifestação dessa santidade será plena, porque não haverá mais pecados e nem a luta contra eles. Porém, para se chegar a esse nível, é preciso antes decidir ser santo. Jesus já fez o sacrifício por nós e deixou o Espírito Santo para nos convencer do pecado e progredir em santidade. Agora, cabe a você, a decisão!



QUESTÕES PARA DEBATE

 

1-O que é um obstáculo a você tornar-se mais parecido com Jesus e viver em santidade?

2- Qual é o pecado, o seu ponto fraco, com o qual você luta e precisa vencer? O que você tem feito quanto a isso?

3- Qual característica de Jesus, visível em sua vida, que ainda precisa ser aperfeiçoada? Por quê?



ORAÇÃO

 

Amado Deus, ajuda-nos, por meio do Espírito Santo, a exercer a santidade a fim de que  façamos a diferença neste mundo por sermos separados para ti. Desejamos e precisamos nos tornar mais parecidos com Jesus; queremos ser como uma oferta agradável ao Senhor, separados do pecado e vivendo em santidade. Que ela seja algo leve e prazeroso em nós! Sabemos que não será fácil, porém que possamos sentir o Senhor conosco o tempo todo. Agradeço-te pelo que já tens feito em nós, agradeço-te pelo Teu puro amor e compaixão pela nossa vida. Em nome de Jesus. Amém!



Leonardo Araujo

Psicologia — One UNIFAESP

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais