Ao longo do nosso tempo de espera e preparo para a volta de Jesus, buscamos saber cada vez mais a Seu respeito e, muitas vezes, achamo-nos cheios de informações.

Contudo, mais que uma noiva que “sabe sobre Jesus”, Cristo quer achar em nós uma noiva que crê! Quer achar pessoas que vivem uma realidade em que a fé traz o agir sobrenatural de Deus sobre a Terra e são res- posta a uma geração que aguarda pelo Noivo.

Onde encontrar na Bíblia?

MARCOS 9:16-24

“Sobre o que discutem?”, perguntou Jesus. Um dos homens na mul dão respondeu: “Mestre, eu lhe trouxe meu lho, que está possuído por um espírito impuro que não o deixa falar. Sempre que o espírito se apodera dele, joga-o no chão, e ele espuma pela boca, range os dentes e ca rígido. Pedi a seus discípulos que expulsassem o espírito impuro, mas eles não conseguiram”. Jesus lhes disse: “Geração incrédula! Até quando estarei com vocês? Até quando terei de suportá-los? Tragam o menino para cá”. Então o trouxeram. Quando o espírito impuro viu Jesus, causou uma convulsão intensa no menino e ele caiu no chão, contorcendo-se e espumando pela boca. Jesus perguntou ao pai do menino: “Há quanto tempo isso acontece com ele?”. “Desde que ele era pequeno”, respondeu o pai. “Muitas vezes o espírito o lança no fogo ou na água e tenta matá- lo. Tenha misericórdia de nós e ajude-nos, se puder.” “Se puder?”, perguntou Jesus. “Tudo é possível para aquele que crê.” No mesmo instante, o pai respondeu: “Eu creio, mas ajude-me a superar minha incredulidade”.

Falando sobre o assunto

Saber é diferente de crer

Em Marcos 9:16-24, Jesus depara-se com uma criança que passava por sérios problemas. O pai desse menino sabia que Jesus poderia libertá-lo e transformar totalmente a vida de seu lho.

Porém muitas vezes nossa fé não é genuína, fundamentada apenas em uma informação sobre o que ouvimos falar, distante de ser algo que vivemos diariamente com convicção.

Jesus percebeu que o pai do menino o conhecia por Seus milagres, mas esperava algo além dis- so: que ele não somente soubesse, mas vesse fé! A fé traz o sobrenatural e a ação de Deus à Terra, transformando circunstâncias, aparente- mente impossíveis de serem resolvidas, em um milagre instantâneo (vv.22-23).

Quando percebeu que o que nha era informação e não fé, o pai imediatamente reconhece sua falta de fé e pede a ajuda de Jesus para superar a incredulidade (v.24).

Isso é um paradoxo! Em um versículo, o pai do menino pede ajuda parecendo ter muita certeza do que acreditava. Mas logo em seguida, quando Jesus o confronta dizendo que para algo acontecer o pai precisava ter fé, é percep vel que esse homem entende que uma informação sobre o que Jesus pode fazer não é o mesmo que crer e andar em fé com Ele.

Andando em fé

No dia a dia é natural que quando ques onados, falemos acerca de quem Jesus é e de como o amamos e cremos em Seu poder e amor. Mas quando estamos diante de uma situação em que somos a única resposta para um mundo desesperado por amor, temos agido com fé genuína no Deus que faz? Ou nossas convicções são apenas infor- mações que não se transformam em a tudes?

Percebemos que é impossível ter fé sem pra car obras que “atestem” sobre essa cer- teza (TIAGO 2:26). Será que temos fé para falar sobre nosso Noivo para quem anda pelo mundo perdido à procura de alguém? Será que temos fé para orar pela cura de algum doente ou agimos como esse pai que sabe o que Jesus pode fazer, mas não tem fé para vivenciar isso?

Certa vez, ouvi alguém falar que Deus não responde a uma necessidade, mas respon- de a pedidos de fé! Ele quer trazer a jus ça dele para o mundo. A noiva que caminha com fé é a resposta que se espera!

Questões para debate

  1. Sua fé está baseada em informações ou vive realmente aquilo em que acredita?

  2. Quais passos prá cos de fé você tem dado ul mamente?

  3. O que mais abala sua fé?

Oração

Pai, que minha fé não esteja firmada em experiências de outras pessoas ou no que eu ouço falar, mas sim em uma fé genuína para viver aquilo que o Senhor tem para mim. Concede-me sabedoria para que onde eu es ver, viva como Cristo, caminhando com atitudes práticas de amor, ensinando sobre o Reino de Deus, libertando os ca vos e curando os doentes!
Que eu não ande segundo o que os meus olhos veem, mas tenha fé e caminhe como o Senhor me chamou para caminhar. Amém!

Guilherme Trevizan

Administração — Jesus na UFPR

Ajude essa mensagem chegar mais longe.

A cada R$2,00 você
nos ajuda a imprimir um livreto para evangelismo.

Preparamos um livro especial para essa Páscoa, clique aqui e saiba mais