“As nações estão em confusão, e seus reinos desmoronam. A voz de Deus troveja, e a terra se dissolve. O SENHOR dos Exércitos está entre nós; o Deus de Jacó é nossa fortaleza.”

Nessa porção do salmo, vemos forte contraste entre a insanidade da Terra e estabilidade do nosso Deus. Basicamente a nossa experiência diária, você não acha? Há uma coisa acontecendo com as “nações”, os “reinos” e a “Terra”, enquanto algo bem diferente e muito melhor está acontecendo por meio do “SENHOR dos Exércitos […] o Deus de Jacó”. Isso significa que nós não podemos confiar no nosso mundo para nos proporcionar segurança, conforto ou esperança ultimamente. Tais coisas só provêm do Senhor. Assim, a primeira ordem do dia é parar de tentar encontrar conforto em nosso feed de notícias. Podemos até receber porções e recortes de boas notícias, mas nada consistente, profundo e duradouro capaz de nos suster.

As nações estão em confusão. No Antigo Testamento em grego, a ideia é que as nações estavam alvoroçadas, o que significa que elas estão abaladas e perturbadas. Para ser honesto, nosso mundo está apavorado e confuso. Basta olhar em volta. Reinos estão desmoronando. Até o mais estável dos governos ou reinos podem ruir rapidamente. Deus faz a Sua voz ser ouvida e a Terra é abalada e se dissolve. O salmista não nos diz como as ações de Deus apavoram as nações, mas, de alguma forma, isso acontece. Deus faz algo diretamente ou Ele simplesmente permite que este mundo pecaminoso caminhe a seu bel-prazer por um tempo? Não sabemos. No entanto, o resultado final para o nosso mundo é o mesmo: um medo inquietante. O pânico destes dias é quase palpável.

Porém, como povo de Deus, não somos deixados sem esperança. “O SENHOR dos Exércitos está entre nós…”. Novamente, isso poderia ser traduzido como “o Senhor dos poderios” ou “o Senhor, que é o mais forte de todos”, está conosco. Isso é um termo militar que sugere que esse Deus está entre nós como nosso Deus-Guerreiro. Ele está lutando por nós. O “Deus de Jacó [ou Israel] é o nosso ajudador”. Nosso Deus tem sido o Deus de Seu povo desde o princípio. O Deus do nosso ancestral Jacó cujo nome foi mudado para Israel, esse Deus é o nosso Ajudador, Protetor e Fortaleza.

Mas, como exatamente Deus está entre nós? Primeiro, quando o sentimento de temor vem ao nosso encontro (e ele virá), temos o privilégio de falar com o Senhor sobre isso. Podemos conversar com Ele em qualquer tempo e lugar — “Senhor, estou com muito medo, mas eu confio em ti” ou “Senhor, tudo isso parece muito assustador e perturbador, então substitui minhas angústias por uma forte confiança em ti”. Segundo, o Espírito Santo, que habita dentro de nós, nos trará conforto e paz, geralmente, de maneira inesperada e no momento exato que necessitamos. Terceiro, temos uns aos outros. Podemos estar distantes socialmente, mas nós somos parte de uma família que se importa uns com os outros. E felizmente estamos apenas a uma chamada eletrônica de distância da voz tranquilizadora de um amigo seguidor de Cristo. Deus está entre nós: oração, o Espírito Santo e a Igreja.

Pai, tu nos conheces melhor do que nós mesmos. Tu nos amas e te importas conosco melhor do que nós mesmos. Tu podes nos proteger melhor do que nós podemos. Confessamos-te nossos temores e preocupações, porém, mais ainda, professamos nossa confiança em ti, o único que luta por nós e sempre foi o Deus de Seu povo. Obrigado por nos concederes o privilégio da oração para derramarmos nossos pensamentos diante de ti, por nos proporcionares Teu reconfortante Espírito, que nos consola constantemente, e uns aos outros para amar e sermos amados. Amém.