“Deus é nosso refúgio e nossa força, sempre pronto a nos socorrer em tempos de aflição. Portanto, não temeremos…”.

Deus é nosso refúgio, nosso lugar seguro, nosso abrigo, o lugar para onde vamos quando estamos com medo. E há bastante medo instaurado ao nosso redor. Deus é também nossa força ou “poder”. Essa é a mesma palavra que Jesus usa em Atos 1:8, quando promete que receberíamos “poder” com a vinda do Espírito Santo, que agora habita em nós. Porém, um lugar de refúgio e uma fonte de força disponíveis não seria de todo ruim. É fácil pensar em coisas que podem nos ajudar, mas elas geralmente não são nada do que imaginamos. Você precisa que segurança e força estejam ao seu alcance. Felizmente, Deus também é nosso socorro sempre presente, Aquele que se importa o suficiente para compartilhar conosco Seus recursos ilimitados. Ele está sempre perto de nós… mais perto do que nos parece.

Quando a vida segue normalmente, não pensamos muito sobre o quanto somos vulneráveis. Não damos muito valor às coisas, nem sequer à oportunidade de estarmos juntos. Então, uma crise nos atinge e tudo muda. A “aflição” de que o salmista fala é a palavra para “tribulação”, ou “provação”, ou “tormento”. Nós estamos literalmente passando por uma provação neste exato momento. O Antigo Testamento possui duas versões de referência: a hebraica e a grega. A maioria dos primeiros cristãos leram a versão grega (Septuaginta). Ela literalmente diz: “Deus é nosso refúgio e a nossa força, socorro/Ajudador nas aflições/tribulações que tem se abatido, pesadamente, sobre nós”. Em outras palavras, essas provações são extremas e terríveis é quase como se nos perseguissem. No restante do versículo 2, o salmista explica quão terríveis elas são. É isto que estamos enfrentando agora: uma catástrofe natural e caótica de grande magnitude. Então, exatamente nesse tipo de situação, encontramos nosso grande Ajudador, nosso Deus, que é o nosso refúgio e força, sempre pronto a nos socorrer.

Deus, por favor, que a Tua consoladora presença e o Teu poder sustentador sejam reais para nós neste momento. Mostra-nos que tu estás perto e que és forte de centenas de formas diferentes, pequenas e grandes. Obrigado por prometeres Tua presença e poder quando as provações nos alcançarem, não apenas o nosso próximo, mas a nós. Tu nunca nos deixarás nem nos abandonarás. Tu estás conosco e és por nós. Obrigado! Amém.