Conexão Universitária – Redimidos para cultivar e guardar

Já se deparou com as notícias de enchentes, deslizamentos de terra, incêndios e epidemias e se perguntou: quem é responsável por isso tudo? Deus? O governo? Os grandes empresários? Ao estudarmos os fenômenos naturais, percebemos que tudo tem uma ordem e motivos estabelecidos, sendo que qualquer alteração no meio ambiente, grande ou pequena, ocasiona uma série de consequências. Como cristãos, percebemos a maravilhosa sabedoria divina ao criar a natureza de forma tão complexa. Sendo filhos desse criador, devemos ter consciência sobre a nossa responsabilidade com o meio e recursos que nos foram dados. Nossas ações evidenciam o porquê fomos salvos e por quem fomos chamados. Não devemos, portanto, terceirizar nossa responsabilidade, mas sim nos posicionarmos em gratidão e honra frente àquele que ama e redime todas as coisas do pecado, incluindo o meio ambiente.



ONDE ENCONTRAR NA BÍBLIA?

 

GÊNESIS 2:15 NVI

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.

 

LEVÍTICO 25:23

A terra jamais será vendida em caráter definitivo, pois ela me pertence. Vocês são apenas

estrangeiros e arrendatários que trabalham para mim.



FALANDO SOBRE O ASSUNTO

 

O primeiro capítulo de Gênesis nos traz um relato lindo do processo de criação do Universo pela fala de Deus. Por Sua vontade, sabedoria e criatividade, tudo o que existe foi milimetricamente calculado, desenhado e entregue ao homem para que este exercesse domínio, cultivasse e guardasse o local. Com a queda e entrada do pecado no mundo, toda a criação foi submetida ao sofrimento, corrompida de sua característica ordem original (GÊNESIS 3:17-19).

 

Desde o princípio, o Senhor quis estabelecer o ser humano como Seu cooperador na Terra exercendo uma administração consciente. Dela tiramos nosso sustento e todos os recursos que precisamos para sobreviver. Cada animal, planta e fenômeno natural é necessário para o equilíbrio da natureza e consequente sobrevivência dela. Em tudo há uma ordem e harmonia, e qualquer desequilíbrio no sistema tem consequências, muitas vezes desastrosas. Sabendo disso, é importante destacar que o domínio sobre os recursos naturais e animais confiados ao ser humano (GÊNESIS 1:28) não é sinônimo de exploração e destruição. Não podemos fazer o que bem entendemos com o meio ambiente, visto que somos arrendatários em uma Terra emprestada, em tudo pertencente a Deus (LEVÍTICO 25:23; SALMO 24:1; JÓ 41:11). Nosso domínio sobre a Terra reflete muito o nosso relacionamento com o dono dela. Não porque ela em si seja divina, mas porque o Deus que a criou desejou revelar Seu poder, amor e sabedoria por meio dela. Cuidar e cultivá-la com zelo é honrar ao Criador (ROMANOS 1:20).

 

Se estamos na posição de filhos, salvos e justificados por Cristo, devemos ter a consciência de algo muito importante: fomos salvos para boas obras e de tudo isso iremos prestar contas. Paulo afirma: “Toda a criação, não por vontade própria, foi submetida por Deus a uma existência fútil, na esperança de que, com os filhos de Deus, a criação seja gloriosamente liberta da decadência que a escraviza” (ROMANOS 8:20-21).

 

O Senhor não espera que façamos “tudo certinho” para então nos salvar. Fomos justificados de nossos pecados por meio do sacrifício de Cristo, não porque já fôssemos santos e bons, mas justamente para sermos santos e bons (EFÉSIOS 2:8-10). É de se esperar que, como filhos do Deus altíssimo, sejamos semelhantes a Ele em tudo, manifestando Sua graça e misericórdia, zelo e amor por tudo o que Ele ama, inclusive o meio ambiente criado por Sua ordem. Deus demonstra que se importa com a Sua criação ao redimir do pecado não só nosso corpo mortal, mas todas as coisas por meio de Cristo (COLOSSENSES 1:20).

 

Prestaremos contas de tudo o que nos foi entregue pelo Senhor, assim como na parábola dos talentos (LUCAS 19:12-27; MATEUS 25:14-28). Cada palavra e cada ação será posta à prova por Deus no dia do juízo final, por isso devemos nos esforçar para sermos encontrados naquele grande dia revestidos de atos de justiça (APOCALIPSE 19:8) não só para com o nosso próximo, mas para com tudo aquilo que o Senhor criou e redimiu.



QUESTÕES PARA DEBATE

 

1-Em sua opinião, como seria a vida na Terra e os recursos naturais se a tratássemos como algo verdadeiramente emprestado, como foi estabelecido no Ano do Jubileu em Levítico 25?

2- Quais tipos de boas obras podemos manifestar no meio ambiente?

3- Usando os conhecimentos do seu curso, como você vê os atributos de Deus manifestos na criação?



ORAÇÃO

 

Senhor, quão maravilhosa é a Tua criação! O Senhor fez tudo perfeito, no devido tempo, e a ti tudo pertence. Perdoa-nos por sermos negligentes e egoístas com a natureza. Ajuda-nos a amar e a cuidar da criação como o Senhor deseja. Que, ao assumirmos nossa responsabilidade, manifestemos Tua graça, zelo e sabedoria ao administrar bem tudo aquilo que nos foi entregue. Pelo precioso nome do Teu filho Jesus, oramos. Amém!



Brunna Marques

Geografia — Jesus na UFPR