Durante o auge da pandemia da Covid-19, os lockdowns em muitos países resultaram em muitas brigas e tensão entre casais. Alguns não sabiam o que fazer, pois estavam juntos o tempo todo! As taxas de divórcio também aumentaram em alguns lugares.

Como pais e casais cristãos, no entanto, podemos dar o exemplo. Uma passagem bíblica que guiou minha esposa Donna e eu ao longo de mais de 27 anos é Eclesiastes 4:9-12.

É melhor serem dois que um, pois um ajuda o outro a alcançar o sucesso. Se um cair, o outro o ajuda a levantar-se. Mas quem cai sem ter quem o ajude está em sérios apuros. Da mesma forma, duas pessoas que se deitam juntas aquecem uma à outra. Mas como fazer para se aquecer sozinho? Sozinha, a pessoa corre o risco de ser atacada e vencida, mas duas pessoas juntas podem se defender melhor. Se houver três, melhor ainda, pois uma corda trançada com três fios não arrebenta facilmente.

Até a última linha, a passagem menciona duas pessoas. Mas no versículo 12, Deus aparece como a “terceira vertente” do casamento.

Não sou um pai ou marido perfeito. Uma vez, deixei que minhas frustrações no trabalho afetassem minha família. Todas as noites, eu voltava e me desestressava assistindo TV. Isso fez Donna infeliz, porque eu não estava fazendo a minha parte nas atividades da casa.

Na tarde seguinte, recebi um longo e-mail da minha mulher me dizendo por que ela estava frustrada comigo. Minha primeira reação foi raiva, e comecei a elaborar uma resposta em minha cabeça. “Bem, eu tive um dia terrível, também”, pensei. Mas quando eu estava prestes a digitar, ouvi uma voz na minha cabeça dizendo: “Jason, não se atreva.”

“Por que não?” Eu respondi. E ouvi Deus dizer: “Você deveria vir até mim, não sua televisão.”

Enquanto discutia com Deus, percebi que queria ser um bom pai e marido quando me casei, mas não consegui fazer jus a isso.

Peguei meu celular e mandei uma mensagem para Donna: “Sinto muito, nunca mais vou assistir TV.” Devo admitir que me arrependi um pouco depois disso! Talvez eu devesse ter dito que não ia assistir tanta TV de novo.

Mas então voltei para o e-mail de Donna, e seu último parágrafo me deixou sem reação. Ela disse: “Jason, todo mundo sabe e respeita você no trabalho e na igreja. Mas ninguém sabe como você é em casa.”

E ela também disse: “Eu não queria compartilhar isso com ninguém, porque não gostaria que ficassem com uma má impressão a seu respeito.” Percebi o quão certa minha esposa estava — e como, apesar de sua frustração, ela ainda estava protegendo minha reputação.

Nesse momento, chorei e imediatamente me arrependi diante do Senhor. A passagem de Efésios 5:25 me veio à mente: “Maridos, ame cada um a sua esposa, como Cristo amou a igreja…” Naquele dia, quando fui para casa, não liguei a TV. Enquanto eu voltava, outra frase me veio à mente: “Não adianta ser um herói lá fora e um zero à esquerda em casa.”

Muitos de nós temos estado ocupados trabalhando e construindo nossa carreira, enquanto alguns também estão ocupados com a igreja ou ministério. Podemos até ser heróis lá fora, mas precisamos aproveitar esta oportunidade pelas restrições de ter ficado em casa para restaurar nosso casamento. Se não acertarmos, nossos problemas intermediários fluirão rio abaixo, e nossos filhos sofrerão.

— Jason Wong, ex-presidente do Conselho de Foco da Família Singapura


PENSANDO SOBRE

1.  De que forma o casamento pode refletir a bela parceria descrita em Eclesiastes 4:9-12?  Como uma única pessoa pode experimentar essa mesma realidade também?

2.  Como lembrar que Deus é a importante “terceira vertente” em nosso relacionamento nos ajuda a nos relacionarmos melhor?

3.  Quais são algumas coisas que Deus pode querer que você “reinicie” em seu relacionamento?